O estudo visa identificar as necessidades formativas de professores de Física do Ensino Médio em João Câmara/RN, para aprimorar a prática pedagógica. Com uma abordagem qualitativa e o método de estudo de caso, a pesquisa foi conduzida em escolas públicas da região. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e observações, e analisados conforme Bardin, com categorização. O objetivo é transformar as necessidades identificadas em conteúdos para a formação docente. Este estudo enfatiza a importância da reflexão dos educadores sobre suas próprias necessidades formativas, promovendo um papel ativo em seu desenvolvimento profissional. É relevante por trazer à tona essas necessidades, contribuindo para discussões sobre formação docente e integrando-as aos conteúdos programáticos para professores de Física. A investigação foca nas percepções dos professores de Física das escolas públicas de João Câmara sobre suas necessidades formativas, buscando explicitar essas percepções e identificar necessidades específicas da rede estadual de ensino do município. O impacto esperado é a melhoria da formação discente e da qualidade do ensino, beneficiando tanto professores quanto alunos. Desafios incluem a abrangência na coleta de percepções, a implementação eficaz de programas de formação e a superação de resistências à mudança. Os benefícios a longo prazo justificam a relevância do estudo na área educacional. A pesquisa segue a Abordagem Qualitativa da Investigação Educacional, com o método de Estudo de Caso. A coleta de dados inclui questionários, entrevistas e observações em salas de aula, A análise das necessidades formativas docentes é essencial no planejamento educativo, abrangendo desde as dificuldades dos alunos até a formação contínua dos professores. Em fase final de coleta de dados, a pesquisa pretende discutir os resultados com grupos do IFRN, alinhando práticas institucionais com objetivos estratégicos para a excelência acadêmica e gerencial na educação.