O ensino de filosofia no Ensino Fundamental se caracteriza como estático e maçante na visão da maioria dos alunos, assemelhando-se ao de História, à medida que ensaia os estudos dos pensamentos antigos, cunhado pelos gregos. Geralmente temáticas atemporais ou datadas, de difícil identificação aos estudantes que não recebem estímulos para a reflexão própria. Em contrapartida, conforme a grade curricular avança, o estudo da Filosofia Antiga dá lugar a temática moderna e social no Ensino Médio, conteúdos esses que abrangem questões com os quais os alunos apresentam lugar de fala, como os efeitos do totalitarismo em um cenário político de fragilização da democracia global que apela cada vez mais a manipulação da massa juvenil. Visando transacionar a visão que o estudante tem do ensino da Filosofia e trazê-la para mais perto de sua realidade, este trabalho propôs-se a investigar episódios de séries e utilizá-los para contextualizar as aulas de filosofia no ensino fundamental e médio do Centro Educacional Cloves William em Maracaçumé-MA. Os episódios selecionados faziam parte das séries Love, Death + Robots e The Midnight Gospel e foram analisados pelos alunos, formulando relatórios expondo sua visão referente ao conteúdo e a reflexão trazida por eles. Os alunos foram também incentivados a se posicionar a respeito de variados temas debatidos nas séries, tais como teorias de conhecimento, percepção do real e do imaginário e o papel da mitologia na história da filosofia, a partir da mediação do professor. Durante as aulas, analisou-se sobretudo a capacidade dos estudantes em expressar suas ideias e formular argumentos próprios. Os resultados obtidos demostraram uma aprovação dos alunos frente à metodologia, além de uma amplificação significativa do engajamento da classe com a matéria por meio da estimulação do pensamento próprio, além da fomentação de debates com base nas temáticas levantadas nos episódios assistidos.