Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INFORMÁTICA EDUCATIVA: UMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA A PARTIR DE JOGOS PEDAGÓGICOS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM INFORMÁTICA.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A informática educativa integra a tecnologia ao ambiente escolar, transformando o ensino-aprendizagem. Ela permite aos educadores explorar recursos tecnológicos para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração dos alunos, desafiando paradigmas tradicionais da educação. Os jogos pedagógicos são comumente usados nesse contexto, oferecendo uma abordagem lúdica e interativa que promove o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Na perspectiva construtivista, os alunos são protagonistas na construção do conhecimento, interagindo com o ambiente e com os outros. Considerando a presença crescente da tecnologia no cotidiano, a informática educativa torna-se uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem significativa e contextualizada, em especial delimitando limites e potencialidades do uso de tais ferramentas e trazendo os alunos para o protagonismo em suas construções de saberes perante essa relação. Este trabalho analisou 10 jogos pedagógicos utilizados para o segmento educacional do fundamental I do ensino básico, que já eram usados de forma pré-estabelecida na escola Sarapiquá em Florianópolis, destacando sua capacidade de trabalhar conteúdos de forma integrada à realidade dos alunos e promover a colaboração, a resolução de problemas e o pensamento crítico. Os alunos integraram atividades tecnológicas, trocando conhecimentos para nivelamento, considerando diferentes acessos à tecnologia devido à idade. Isso requer atenção para evitar exclusão ou pressão por maior acesso. Discutir o uso consciente foi essencial. A colaboração foi vital, permitindo troca orgânica de saberes e resolução de problemas. Os jogos desenvolvem o pensamento crítico dos alunos, indo além de acertos e erros para compreender a proposta, motivação e importância, transferindo engajamento para o conteúdo. Ao considerar a importância dos jogos pedagógicos e do construtivismo, ampliamos a compreensão sobre como a informática educativa pode ser integrada ao ambiente escolar, promovendo uma educação dinâmica e centrada no aluno, preparando-os para os desafios do século XXI.

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