EDUCAÇÃO E BANCO DA PROVI: FERRAMENTAS DE EMPODERAMENTO E AUTONOMIA DE VULERÁVEIS NO RIO DE JANEIRO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114099 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7425 "inscrito_id" => 2829 "titulo" => "EDUCAÇÃO E BANCO DA PROVI: FERRAMENTAS DE EMPODERAMENTO E AUTONOMIA DE VULERÁVEIS NO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Trata-se de ensaio cujo foco é analisar a inserção no mercado de trabalho por meio da educação como forma de capacitação profissional, por acreditar que metodologicamente o desenvolver da pesquisa no formato quali-exploratória será a o que de mais procedente consiga responder ao questionamento que orienta esta pesquisa: “qual a eficácia da metodologia denominada ‘Metodologia das 3 fases’ aplicada na instituição intitulada Banco da Providência, na cidade do Rio de Janeiro, onde se desenvolve programa que visa a redução da desigualdade social por meio da qualificação profissional para (re)inserção ao mercado de trabalho, ampliando assim a possibilidade de autonomia econômico-financeira dos atendidos. Propõe-se o acompanhamento das atividades ofertadas pela Banco da Provi, durante o período letivo que compreende os meses de março a novembro do ano de 2025, no programa denominado “Programa de Inclusão Social de Famílias”, que tem como missão, além de ofertar formação diferenciada, seja também capaz de incentivar o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, e que através da educação profissional, capita mulheres que sofreram violência doméstica e familiar em diversos segmentos funcionais, como por exemplo, beleza, gastronomia, costura criativa e formação empreendedora. Seja na esfera da autoconstrução feminina, do equilíbrio psicológico ou da produtividade econômica, o ato de trabalhar é sem dúvida essencial para o sexo feminino em seu desenvolvimento pessoal e social, especialmente quando se consideram as opressões que as mulheres têm sofrido - no passado e no presente - com destaque para a violência doméstica. Ao mesmo tempo, nota-se a sobreposição dos diversos papéis desempenhados no dia a dia das mulheres: mães, esposas/companheiras, filhas, estudantes, trabalhadoras, empresárias, entre outros, nos quais as atividades ligadas a cada um são mescladas com uma certa harmonia, gerando resultados que muitas vezes não são plenamente reconhecidos ou valorizados pela sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2829_TB7425_10062024232335.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA CRISTINA RODRIGUES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA PAIVA" "autor_email" => "flpaivae@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114099 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7425 "inscrito_id" => 2829 "titulo" => "EDUCAÇÃO E BANCO DA PROVI: FERRAMENTAS DE EMPODERAMENTO E AUTONOMIA DE VULERÁVEIS NO RIO DE JANEIRO" "resumo" => "Trata-se de ensaio cujo foco é analisar a inserção no mercado de trabalho por meio da educação como forma de capacitação profissional, por acreditar que metodologicamente o desenvolver da pesquisa no formato quali-exploratória será a o que de mais procedente consiga responder ao questionamento que orienta esta pesquisa: “qual a eficácia da metodologia denominada ‘Metodologia das 3 fases’ aplicada na instituição intitulada Banco da Providência, na cidade do Rio de Janeiro, onde se desenvolve programa que visa a redução da desigualdade social por meio da qualificação profissional para (re)inserção ao mercado de trabalho, ampliando assim a possibilidade de autonomia econômico-financeira dos atendidos. Propõe-se o acompanhamento das atividades ofertadas pela Banco da Provi, durante o período letivo que compreende os meses de março a novembro do ano de 2025, no programa denominado “Programa de Inclusão Social de Famílias”, que tem como missão, além de ofertar formação diferenciada, seja também capaz de incentivar o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, e que através da educação profissional, capita mulheres que sofreram violência doméstica e familiar em diversos segmentos funcionais, como por exemplo, beleza, gastronomia, costura criativa e formação empreendedora. Seja na esfera da autoconstrução feminina, do equilíbrio psicológico ou da produtividade econômica, o ato de trabalhar é sem dúvida essencial para o sexo feminino em seu desenvolvimento pessoal e social, especialmente quando se consideram as opressões que as mulheres têm sofrido - no passado e no presente - com destaque para a violência doméstica. Ao mesmo tempo, nota-se a sobreposição dos diversos papéis desempenhados no dia a dia das mulheres: mães, esposas/companheiras, filhas, estudantes, trabalhadoras, empresárias, entre outros, nos quais as atividades ligadas a cada um são mescladas com uma certa harmonia, gerando resultados que muitas vezes não são plenamente reconhecidos ou valorizados pela sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2829_TB7425_10062024232335.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA CRISTINA RODRIGUES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "FLAVIA PAIVA" "autor_email" => "flpaivae@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }