Um dos desafios da educação superior é a permanência do estudante do seu ingresso até a conclusão do curso. Nesse sentido, a assistência estudantil torna-se um pilar para que o ensino, a pesquisa e a extensão possam ser desenvolvidos. O presente trabalho teve como objetivo analisar o foco do desenvolvimento das atividades relacionados à modalidade “Bolsa Acadêmica” numa universidade rural no semiárido nordestino. Essa bolsa trata-se de uma subvenção financeira mensal, visando a formação acadêmica discente sob orientação de um docente ou técnico-administrativo. Para isso, foi realizado um levantamento dos projetos desenvolvidos entre os 2022 e 2023, sob os aspectos da área de atuação (licenciaturas, engenharia, ciência e tecnologia), a finalidade (ensino, pesquisa, extensão e inovação) e a quantidade de discentes atendidos. Seguido a isso, foram feitas análises e elaborado um dashboard para melhor visualização e acompanhamento dos dados. Ao todo, foram contabilizadas 135 ações, das quais 49,63% foram voltadas para pesquisa, seguida por 28,89% destinadas a extensão e 14,07% para o ensino. Percebeu-se também que há ações integradas, tais como: pesquisa e ensino (0,74%), pesquisa e extensão (0,74%) e ensino e pesquisa (0,74%). Grupos vinculados à inovação corresponderam a 5,19%. Diante dos dados analisados, verificou-se o cumprimento da finalidade dessa política pública de assistência estudantil na realidade do Campus estudado, abrangendo as atividades fins da instituição. Além disso, também foi constatada a abrangência entre todas as áreas, mostrando a importância das ações estudantis para permanência discente de forma a concluir seu curso e ambiente obter bons rendimentos acadêmicos. Por outro lado, registra-se o baixo numero de bolsas disponibilizada quando comparada ao número de alunos que requerem o benefício.