Este resumo aborda uma pesquisa que trata do estudo de caso referente à experiência aplicada no município de Balneário Barra do Sul/SC, que desde 2021, incluiu, como obrigatória na matriz curricular do Ensino Fundamental I, a disciplina de Ludicidade Matemática, atendendo alunos de 1º a 5º ano. O objetivo deste estudo é demonstrar os impactos desta iniciativa no ensino de matemática na rede de ensino e os reflexos positivos observados no coditiano escolar. A metodologia empregada foi qualitativa, centrada na observação e análise dos processos de ensino e aprendizagem, bem como nas percepções de professores, alunos e gestores educacionais. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os alunos, docentes e gestores, para coletar dados sobre os efeitos da disciplina de Ludicidade Matemática nas práticas de ensino e aprendizagem. Os resultados indicam que a inclusão de Ludicidade Matemática tem contribuído significativamente para o aumento do interesse e da motivação dos alunos, por utilizar metodologia ativa e recursos lúdicos, facilitando a compreensão de conceitos matemáticos e melhorando o desempenho acadêmico. Além disso, os professores das outras disciplinas relataram um ambiente de aula mais dinâmico e participativo, o que demonstra o sucesso desta proposta municipal. Desta forma, esperamos contribuir com a elaboração de propostas de educação integral que pensem na Ludicidade Matemática como estratégia para a composição de um currículo diversificado.