Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO O TEMA COORDENAÇÃO NERVOSA: UM RELATO DE INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109633
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1060
    "inscrito_id" => 3676
    "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO O TEMA COORDENAÇÃO NERVOSA: UM RELATO DE INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências deve transcender os conhecimentos teóricos propostos pelos métodos tradicionais. Nesse contexto, uma das estratégias pedagógicas que o professor pode adotar é a integração de atividades lúdicas, tornando o ensino mais dinâmico e efetivando uma aprendizagem mais ativa, a partir do engajamento e da interação entre alunos. É com base nessa abordagem, que o presente trabalho se propõe a relatar a experiência de uma intervenção pedagógica, desenvolvida durante o Estágio Supervisionado I em Licenciatura em Química. A atividade foi aplicada na disciplina de Ciências, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola no município de Sobral (CE).O percurso metodológico foi iniciado com a divisão dos alunos em grupos, seguida da leitura do material de apoio e da efetiva participação deles na atividade, em que desenharam e modelaram a estrutura de neurônios, utilizando massinha de modelar, e, posteriormente, realizaram a identificação dos componentes dessa estrutura. O mesmo procedimento foi aplicado na construção do sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinal, utilizando materiais de baixo custo. Esse tipo de metodologia contribui significativamente para os processos de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram muito participativos no desenvolvimento da atividade, pois puderam visualizar os objetos de estudo, por meio da utilização de materiais concretos, tornando o conteúdo lúdico e acessível, a partir de uma experiência prática. Dessa forma, a intervenção foi bem aceita por toda a turma, com destaque para a segunda etapa da proposta, que envolvia o uso de massinha de modelar. Foi perceptível como os alunos ficaram entusiasmados com essa atividade de intervenção, realizando de forma bastante satisfatória todas as etapas propostas, o que reforça, portanto, a importância de ser adotado esse tipo de metodologia para o Ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673f8d2fd67d0_21112024164239.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => "2024-11-21 16:42:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIANE NOBRE MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NAIANE"
    "autor_email" => "naiane-martins@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109633
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1060
    "inscrito_id" => 3676
    "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO O TEMA COORDENAÇÃO NERVOSA: UM RELATO DE INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências deve transcender os conhecimentos teóricos propostos pelos métodos tradicionais. Nesse contexto, uma das estratégias pedagógicas que o professor pode adotar é a integração de atividades lúdicas, tornando o ensino mais dinâmico e efetivando uma aprendizagem mais ativa, a partir do engajamento e da interação entre alunos. É com base nessa abordagem, que o presente trabalho se propõe a relatar a experiência de uma intervenção pedagógica, desenvolvida durante o Estágio Supervisionado I em Licenciatura em Química. A atividade foi aplicada na disciplina de Ciências, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola no município de Sobral (CE).O percurso metodológico foi iniciado com a divisão dos alunos em grupos, seguida da leitura do material de apoio e da efetiva participação deles na atividade, em que desenharam e modelaram a estrutura de neurônios, utilizando massinha de modelar, e, posteriormente, realizaram a identificação dos componentes dessa estrutura. O mesmo procedimento foi aplicado na construção do sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinal, utilizando materiais de baixo custo. Esse tipo de metodologia contribui significativamente para os processos de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram muito participativos no desenvolvimento da atividade, pois puderam visualizar os objetos de estudo, por meio da utilização de materiais concretos, tornando o conteúdo lúdico e acessível, a partir de uma experiência prática. Dessa forma, a intervenção foi bem aceita por toda a turma, com destaque para a segunda etapa da proposta, que envolvia o uso de massinha de modelar. Foi perceptível como os alunos ficaram entusiasmados com essa atividade de intervenção, realizando de forma bastante satisfatória todas as etapas propostas, o que reforça, portanto, a importância de ser adotado esse tipo de metodologia para o Ensino de Ciências."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673f8d2fd67d0_21112024164239.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => "2024-11-21 16:42:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIANE NOBRE MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NAIANE"
    "autor_email" => "naiane-martins@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Ensino de Ciências deve transcender os conhecimentos teóricos propostos pelos métodos tradicionais. Nesse contexto, uma das estratégias pedagógicas que o professor pode adotar é a integração de atividades lúdicas, tornando o ensino mais dinâmico e efetivando uma aprendizagem mais ativa, a partir do engajamento e da interação entre alunos. É com base nessa abordagem, que o presente trabalho se propõe a relatar a experiência de uma intervenção pedagógica, desenvolvida durante o Estágio Supervisionado I em Licenciatura em Química. A atividade foi aplicada na disciplina de Ciências, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola no município de Sobral (CE).O percurso metodológico foi iniciado com a divisão dos alunos em grupos, seguida da leitura do material de apoio e da efetiva participação deles na atividade, em que desenharam e modelaram a estrutura de neurônios, utilizando massinha de modelar, e, posteriormente, realizaram a identificação dos componentes dessa estrutura. O mesmo procedimento foi aplicado na construção do sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinal, utilizando materiais de baixo custo. Esse tipo de metodologia contribui significativamente para os processos de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram muito participativos no desenvolvimento da atividade, pois puderam visualizar os objetos de estudo, por meio da utilização de materiais concretos, tornando o conteúdo lúdico e acessível, a partir de uma experiência prática. Dessa forma, a intervenção foi bem aceita por toda a turma, com destaque para a segunda etapa da proposta, que envolvia o uso de massinha de modelar. Foi perceptível como os alunos ficaram entusiasmados com essa atividade de intervenção, realizando de forma bastante satisfatória todas as etapas propostas, o que reforça, portanto, a importância de ser adotado esse tipo de metodologia para o Ensino de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.