O Ensino de Ciências deve transcender os conhecimentos teóricos propostos pelos métodos tradicionais. Nesse contexto, uma das estratégias pedagógicas que o professor pode adotar é a integração de atividades lúdicas, tornando o ensino mais dinâmico e efetivando uma aprendizagem mais ativa, a partir do engajamento e da interação entre alunos. É com base nessa abordagem, que o presente trabalho se propõe a relatar a experiência de uma intervenção pedagógica, desenvolvida durante o Estágio Supervisionado I em Licenciatura em Química. A atividade foi aplicada na disciplina de Ciências, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola no município de Sobral (CE).O percurso metodológico foi iniciado com a divisão dos alunos em grupos, seguida da leitura do material de apoio e da efetiva participação deles na atividade, em que desenharam e modelaram a estrutura de neurônios, utilizando massinha de modelar, e, posteriormente, realizaram a identificação dos componentes dessa estrutura. O mesmo procedimento foi aplicado na construção do sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinal, utilizando materiais de baixo custo. Esse tipo de metodologia contribui significativamente para os processos de ensino e aprendizagem, uma vez que os alunos se mostraram muito participativos no desenvolvimento da atividade, pois puderam visualizar os objetos de estudo, por meio da utilização de materiais concretos, tornando o conteúdo lúdico e acessível, a partir de uma experiência prática. Dessa forma, a intervenção foi bem aceita por toda a turma, com destaque para a segunda etapa da proposta, que envolvia o uso de massinha de modelar. Foi perceptível como os alunos ficaram entusiasmados com essa atividade de intervenção, realizando de forma bastante satisfatória todas as etapas propostas, o que reforça, portanto, a importância de ser adotado esse tipo de metodologia para o Ensino de Ciências.