O processo de ensino e aprendizagem significativa de matemática tem sido um grande desafio no meio educacional. Para que a aprendizagem seja de fato significativa é necessário o envolvimento de três conceitos – significado, interação e conhecimento, estando subjacente a estes a linguagem. Apoiando-se em autores como Moreira (2003), Moreira e Masini (2001), Selva e Camargo (2009), Hiratsuka (2023), Silva (2005) e Keila e Brandão (2023), o presente texto visa relatar a utilização dos Jogos Matemáticos como recurso potencial para a aprendizagem significativa no desenvolvimento do raciocínio lógico na preparação para as Olímpiadas de Matemática do ano de 2023. A experiência de base ocorreu em turmas de 6° anos numa escola estadual da cidade de Nazaré da Mata - PE, com a participação de 72 alunos. Nos encontros, realizados quinzenalmente, os estudantes eram desafiados a desenvolver o raciocínio lógico matemático a partir de jogos matemáticos, aplicados pelo professor da turma e um estudante residente. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que o uso de jogos proporcionou a interação à medida que despertou a curiosidade dos discentes e, como consequência, a aprendizagem significativa e a conquista de várias medalhas pelos os alunos. Assim, é possível observar que a utilização de jogos matemáticos na preparação para as Olimpíadas proporcionou uma aprendizagem significativa, pois permitiu associar os conhecimentos matemáticos com atividades lúdicas conhecidas pelos estudantes. Assim, os jogos trabalham o raciocínio lógico dos indivíduos, representando um recurso potencialmente significativo no desenvolvimento de habilidades exigidas nas Olimpíadas de Matemática.