O ensino de Língua Portuguesa exige muito mais que conhecer termos técnicos, conceitos ou teoria sobre leitura, escrita, oralidade e análise linguística. É imprescindível que, além de dominar teorias de aprendizagem, o professor desenvolva práticas eficazes de ensino e adapte o currículo para atender às necessidades dos discentes. Esse aprimoramento da prática encontra terreno fértil na formação continuada para professores do componente curricular anteriormente citado. O presente trabalho objetiva descrever de forma analítica a formação de professores de Língua Portuguesa no município de Redenção, Ceará, Brasil, no recorte temporal 2023, e o impacto desses encontros no contexto educacional. Para apoiar as discussões e análises aqui propostas sobre a formação continuada de professores, tomaremos como aporte teórico os estudos de Freire (2017), Pimenta e Ghedin (2006) e Nóvoa (2017). No que diz respeito ao ensino de língua portuguesa embasaremos nossas discussões em Guimarães e Carnin (2020) e Souza e Barbosa (2014). A partir do compartilhamento de experiências exitosas, de estudos teóricos e planejamento colaborativo de ações nos encontros formativos se concretiza o êxito no que concerne ao ensino e aprendizagem de nossa língua. Em síntese, a formação continuada viabiliza aos professores de Língua Portuguesa o enriquecimento da prática pedagógica, partindo da reflexão sobre essa prática e encontrando estratégias para o ensino, o que, por sua vez, permitirá o acesso dos estudantes a uma educação de qualidade, capaz de prepará-los para os desafios acadêmicos e sociais