A realização de projetos de extensão universitária em ciências, sobretudo vinculados a espaços formais de educação, possibilita aos estudantes da Educação Básica ampliar seus conhecimentos científicos, promove o exercício da criticidade e estimula a vivência de processos transversais à ciência e tecnologia. Considerando que os processos de ensino-aprendizagem são balizados por currículos, normativas e realidades sociais distintas e desafiadoras, para se oportunizar o desenvolvimento de sujeitos ativos e reflexivos da realidade na qual estão inseridos, bem como os dotar de saberes teórico-práticos, faz-se necessário estabelecer ações somativas através de instituições de ensino superior. Deste modo, este trabalho busca descrever e analisar quantitativamente os processos de planejamento e execução, os trabalhos recepcionados, o público participante e as limitações e possibilidades de três edições de uma Mostra de Ciências virtual promovida por uma Instituição Federal de Ensino Superior em parceria com escolas públicas da região metropolitana de São Paulo abarcando estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Com isto, é possível compreender as limitações entre a proposição de uma atividade extensionista em conjunto com unidades escolares, em razão da sobreposição de tarefas e cargos impostos aos professores e professoras. Tem-se ainda identificado dificuldades no desenvolvimento metodológico, na escrita em linguagem culta e na apresentação dos trabalhos submetidos, mesmo com a supervisão de um orientador e a disponibilização de documentos orientadores. Ademais, se é observada a preferência pela submissão de trabalhos audiovisuais com caráter demonstrativo ou explicativo e a prevalência da participação de alunos e alunas do Ensino Médio. Além disso, conclui-se que há um esforço contínuo da comunidade escolar para superar as problemáticas cotidianas e que a promoção do projeto extensionista corrobora tais atitudes, favorecendo o estreitamento da relação escola-universidade e a sensibilização para o ingresso na Educação Superior.