A educação do século XXI exige cada vez mais a formação de indivíduos criativos, autônomos e preparados para os desafios do mundo em constante transformação. Nesse contexto, a cultura maker, com sua filosofia "faça você mesmo", surge como um movimento promissor para o ensino fundamental, impulsionando a aprendizagem ativa e engajadora. Este resumo apresenta a jornada experimental de uma escola de ensino fundamental do município de Fortaleza/CE, que trilhou um caminho de transformação pedagógica, buscando impactar significativamente os processos de ensino e de aprendizagem, a partir da implantação de um laboratório maker. A história da referida escola com a cultura maker teve início com a participação em uma seleção para a aquisição de um laboratório maker, um espaço equipado com ferramentas, materiais e tecnologias que possibilitam aos alunos colocarem a "mão na massa". Depois de selecionada, iniciaram as formações com os professores, divididos por área do conhecimento, para que eles pudessem conhecer as possibilidades pedagógicas do laboratório, em seguida a auxiliar pedagógica da sala de inovação, onde foi instalado o laboratório, recebeu a formação técnica para o manuseio dos equipamentos. Conscientes da importância da formação para o sucesso da iniciativa, todos a realizaram com grande expectativa, em seguida a escola decidiu investir na elaboração de um plano pedagógico inovador, fundamentado em Bender (2014), Sprandel (2023), dentre outros autores. O plano pedagógico, será elaborado em conjunto por professores e equipe pedagógica, contemplando a integração do laboratório maker à rotina escolar, com ênfase no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, comunicação e uso de tecnologias digitais. Espera-se que ao final do primeiro ano de desenvolvimento da cultura maker a escola possa obter resultados significativos como: aprendizagem ativa e engajadora, melhoria do desempenho escolar, motivação e fortalecimento da comunidade escolar.