A Educação Matemática tem ampliado o seu olhar para as questões das formações inicial e continuada de docentes que ministram aulas de Matemática na educação básica e o ensino de Matemática pensando na Educação Especial em uma perspectiva Inclusiva. A Educação Matemática Inclusiva é o movimento da Educação Inclusiva que emerge na Educação Matemática e apresenta uma atenção aos grupos que se destacam nos diferentes sistemas excludentes, ou seja, é o segmento da Educação Matemática que abarca todos os grupos minoritários, vulneráveis, excluídos e rejeitados, que também anseiam reconhecimento no ambiente educacional e exigem respeito, justiça social e consideração pedagógica para com as suas diferenças no ensino da Matemática. Neste sentido, o presente texto tem como objetivo apresentar a importância da formação inicial e da formação continuada dos professores da educação básica, no contexto da Educação Matemática Inclusiva e da Educação Especial. Para realização deste escrito foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica em diversos materiais que abordam sobre o ensino de Matemática para os estudantes que são elegíveis como público-alvo da Educação Especial e a temática da formação docente. Com esse trabalho, almeja-se destacar a importância de ampliar a discussão sobre formar cada vez mais professores de Matemática com um olhar especializado e com a postura pedagógica em relação como os estudantes aprendem a matemática, para que a inclusão em sala de aula regular ocorra de maneira efetiva e que o ensino de Matemática não seja banalizado.