A experimentação no ensino de ciências desempenha um papel importante no processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos uma abordagem prática e dinâmica dos conceitos científicos e fenômenos abordados dentro de sala de aula, estimulando o raciocínio lógico e o pensamento crítico. O presente trabalho visa relatar a experiência de uma atividade desenvolvida pelo Grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Conexões de Saberes “A Ciranda da Ciência" , sediado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e estudantes colaboradores, que consistiu na realização de atividades experimentais em uma escola situada na região metropolitana do Recife, direcionadas à estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A atividade foi dividida em quatro etapas: visita à escola, planejamento da atividade, execução da atividade e análise das impressões dos estudantes. A atividade proporcionou o estabelecimento de um ambiente de aprendizagem colaborativo onde os alunos puderam interagir de forma ativa e participativa, compartilhando ideias, explorando conceitos e realizando experimentos como a lâmpada de lava, camaleão químico, violeta que desaparece, torre de líquidos, mensagem oculta, slime e massa de modelar. Por fim, a análise das impressões dos estudantes revelou uma recepção positiva à experiência desenvolvida pelo grupo PET, os dados coletados através de um formulário disponibilizado pela equipe mostrou que 91,7% dos participantes avaliaram a experiência vivenciada como ótima e quanto ao aprendizado classificaram-se como muito satisfeitos, destacando a relevância da experimentação no ensino de ciências para uma aprendizagem significativa.