O presente trabalho está situado no campo da História Fluminense e busca promover uma ação/reflexão a partir da prática pedagógica reconhecida como decolonial. Articulando esses dois saberes, historiográfico e pedagógico, buscamos responder ao desafio do multi/letramento sobre o passado e estimular a produção docente/discente autoral em diversos gêneros digitais. O Nosso objetivo é desenvolver o multi/letramento digital sobre o passado, tendo como tema de pesquisa a História Fluminense, com destaque a questão da identidade de Niterói. A metodologia tem como base as demandas da História Pública e será produzido material docente/discente autoral. O primeiro contato com o passado niteroiense, foi realizado com visita a Praça da República. Observamos o prédio da década de 30 que foi construído para abrigar uma Biblioteca Universitária, analisando os prédios ao seu entorno fica sugerido a construção de uma identidade niteroiense ligada às instituições republicanas e modernas. Em particular, trabalharei fazendo levantamentos de dados históricos com mídias digitais, desenvolvendo canais nas variadas plataformas com conteúdo relevantes, verdadeiros e baseados em pesquisas, seguindo todos os requisitos dos padrões de exigências, para que sirva de progressão das ideias históricas. A história fluminense sublinha com frequência as dificuldades de Niterói para o firmamento de uma identidade local. Esse limite está geralmente relacionado ao fato das constantes interferências do governo federal e da cidade do Rio de Janeiro nos negócios fluminenses, e em Niterói em particular. Entendemos que o problema em pauta, que está relacionado ao processo histórico particular da região em foco, também dialoga com o presente e é igualmente passível de análise histórica no tempo presente. Desse modo entendo, ser possível recontar a história da cidade de Niterói usando todas as fontes históricas disponíveis, comprovando que a união de história pública e meios digitais como fontes históricas e fontes de ensino possível.