SIGAE: UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE APOIO A GESTÃO DA MERENDA ESCOLAR COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112297 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4868 "inscrito_id" => 5165 "titulo" => "SIGAE: UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE APOIO A GESTÃO DA MERENDA ESCOLAR COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Com o avanço tecnológico, a automação dos processos burocráticos torna-se uma realidade cada vez mais presente, especialmente na administração de recursos organizacionais. Na área da educação, a integração da tecnologia é fundamental para aprimorar a eficiência e a gestão. Este trabalho aborda a problemática da ausência de um sistema informatizado eficaz na instituição de ensino para gerenciar o estoque de insumos e controlar a produção das refeições escolares, apontando para uma lacuna na administração desses processos cruciais. O objetivo deste estudo é desenvolver um protótipo de sistema de informação para auxiliar na gestão da merenda escolar, desde a chegada dos insumos ao estoque até a produção final. O sistema visa automatizar e otimizar o controle de inventário, prever necessidades futuras com base no consumo histórico e assegurar que a produção das refeições seja eficiente, alinhando-se aos princípios da ODS 12. A ODS 12, parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, visa assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis, promovendo a educação e a conscientização para o consumo responsável. Para isso, adotou-se o modelo easYProcess (YP) da engenharia de software como guia para o desenvolvimento. Após a elaboração do protótipo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa junto à comunidade escolar para apresentar a ideia, avaliá-la e receber sugestões de aprimoramento. A pesquisa envolveu entrevistas e grupos focais com administradores escolares, funcionários da cozinha e alunos, visando obter uma visão abrangente das expectativas e preocupações de todos os stakeholders. Os resultados revelaram que a proposta está alinhada às necessidades da gestão escolar, sendo reconhecida como uma ferramenta crucial na tomada de decisões, além de contribuir para a melhoria da logística de produção da merenda. A comunidade escolar destacou a importância de um sistema intuitivo e fácil de usar, garantindo que todos os envolvidos possam operá-lo com eficiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5165_TB4868_28052024163121.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSON BRENER FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GESSON SILVA" "autor_email" => "gerson10caicorn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112297 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4868 "inscrito_id" => 5165 "titulo" => "SIGAE: UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE APOIO A GESTÃO DA MERENDA ESCOLAR COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "Com o avanço tecnológico, a automação dos processos burocráticos torna-se uma realidade cada vez mais presente, especialmente na administração de recursos organizacionais. Na área da educação, a integração da tecnologia é fundamental para aprimorar a eficiência e a gestão. Este trabalho aborda a problemática da ausência de um sistema informatizado eficaz na instituição de ensino para gerenciar o estoque de insumos e controlar a produção das refeições escolares, apontando para uma lacuna na administração desses processos cruciais. O objetivo deste estudo é desenvolver um protótipo de sistema de informação para auxiliar na gestão da merenda escolar, desde a chegada dos insumos ao estoque até a produção final. O sistema visa automatizar e otimizar o controle de inventário, prever necessidades futuras com base no consumo histórico e assegurar que a produção das refeições seja eficiente, alinhando-se aos princípios da ODS 12. A ODS 12, parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, visa assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis, promovendo a educação e a conscientização para o consumo responsável. Para isso, adotou-se o modelo easYProcess (YP) da engenharia de software como guia para o desenvolvimento. Após a elaboração do protótipo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa junto à comunidade escolar para apresentar a ideia, avaliá-la e receber sugestões de aprimoramento. A pesquisa envolveu entrevistas e grupos focais com administradores escolares, funcionários da cozinha e alunos, visando obter uma visão abrangente das expectativas e preocupações de todos os stakeholders. Os resultados revelaram que a proposta está alinhada às necessidades da gestão escolar, sendo reconhecida como uma ferramenta crucial na tomada de decisões, além de contribuir para a melhoria da logística de produção da merenda. A comunidade escolar destacou a importância de um sistema intuitivo e fácil de usar, garantindo que todos os envolvidos possam operá-lo com eficiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5165_TB4868_28052024163121.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSON BRENER FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GESSON SILVA" "autor_email" => "gerson10caicorn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }