Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABP: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111689
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3999
    "inscrito_id" => 12982
    "titulo" => "ABP: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA."
    "resumo" => "Busca-se apresentar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas — ou Problem-Based Learning (PBL), que se trata de um método de ensino que recomenda a realização de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real. Essa estratégia faz parte das metodologias ativas, pois o protagonista, na aula, passa a ser o aluno. Por sua vez, o professor se torna o guia e é responsável por conduzir o estudante na busca por novos conhecimentos. A aprendizagem baseada em problemas é, atualmente, reconhecida por ser uma das metodologias de ensino mais modernas e por ajudar o estudante a entender o conteúdo na prática com mais engajamento, autonomia e protagonismo. Por meio de edital divulgado para a comunidade escolar, discentes do 3º ano do Ensino médio modalidade técnico Integral da Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, foram selecionados de acordo com os seus respectivos cursos, a fim de realizar o seguinte desafio: Montar uma ação social que atendesse a comunidade em relação ao esclarecimento de dúvidas no preenchimento da Declaração de Imposto sobre a Renda Pessoa Física, exercício 2024, ano calendário 2023. Os discentes dividiram-se em dois grupos de acordo com os seus cursos, ficando os de (DS) Desenvolvimento de Sistemas, responsáveis pela infraestrutura e configuração de software, e os de (ADM) Administração, no atendimento ao público, pesquisa e uso dos softwares, bem como esclarecimento de dúvidas, e quando necessário encaminhamento para atendimento mais específico para a (RFB) Receita Federal do Brasil. Na ação intitulada: Declare certo a ETEGIL lhe ajuda, os discentes tinham na retaguarda o apoio de Docentes com formação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12982_TB3999_16052024084915.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL CARLOS NUNES"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "daniel.canunes@professor.educacao.pe.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111689
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3999
    "inscrito_id" => 12982
    "titulo" => "ABP: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA."
    "resumo" => "Busca-se apresentar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas — ou Problem-Based Learning (PBL), que se trata de um método de ensino que recomenda a realização de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real. Essa estratégia faz parte das metodologias ativas, pois o protagonista, na aula, passa a ser o aluno. Por sua vez, o professor se torna o guia e é responsável por conduzir o estudante na busca por novos conhecimentos. A aprendizagem baseada em problemas é, atualmente, reconhecida por ser uma das metodologias de ensino mais modernas e por ajudar o estudante a entender o conteúdo na prática com mais engajamento, autonomia e protagonismo. Por meio de edital divulgado para a comunidade escolar, discentes do 3º ano do Ensino médio modalidade técnico Integral da Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, foram selecionados de acordo com os seus respectivos cursos, a fim de realizar o seguinte desafio: Montar uma ação social que atendesse a comunidade em relação ao esclarecimento de dúvidas no preenchimento da Declaração de Imposto sobre a Renda Pessoa Física, exercício 2024, ano calendário 2023. Os discentes dividiram-se em dois grupos de acordo com os seus cursos, ficando os de (DS) Desenvolvimento de Sistemas, responsáveis pela infraestrutura e configuração de software, e os de (ADM) Administração, no atendimento ao público, pesquisa e uso dos softwares, bem como esclarecimento de dúvidas, e quando necessário encaminhamento para atendimento mais específico para a (RFB) Receita Federal do Brasil. Na ação intitulada: Declare certo a ETEGIL lhe ajuda, os discentes tinham na retaguarda o apoio de Docentes com formação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12982_TB3999_16052024084915.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL CARLOS NUNES"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL"
    "autor_email" => "daniel.canunes@professor.educacao.pe.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Busca-se apresentar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas — ou Problem-Based Learning (PBL), que se trata de um método de ensino que recomenda a realização de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real. Essa estratégia faz parte das metodologias ativas, pois o protagonista, na aula, passa a ser o aluno. Por sua vez, o professor se torna o guia e é responsável por conduzir o estudante na busca por novos conhecimentos. A aprendizagem baseada em problemas é, atualmente, reconhecida por ser uma das metodologias de ensino mais modernas e por ajudar o estudante a entender o conteúdo na prática com mais engajamento, autonomia e protagonismo. Por meio de edital divulgado para a comunidade escolar, discentes do 3º ano do Ensino médio modalidade técnico Integral da Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, foram selecionados de acordo com os seus respectivos cursos, a fim de realizar o seguinte desafio: Montar uma ação social que atendesse a comunidade em relação ao esclarecimento de dúvidas no preenchimento da Declaração de Imposto sobre a Renda Pessoa Física, exercício 2024, ano calendário 2023. Os discentes dividiram-se em dois grupos de acordo com os seus cursos, ficando os de (DS) Desenvolvimento de Sistemas, responsáveis pela infraestrutura e configuração de software, e os de (ADM) Administração, no atendimento ao público, pesquisa e uso dos softwares, bem como esclarecimento de dúvidas, e quando necessário encaminhamento para atendimento mais específico para a (RFB) Receita Federal do Brasil. Na ação intitulada: Declare certo a ETEGIL lhe ajuda, os discentes tinham na retaguarda o apoio de Docentes com formação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.