PARA ALÉM DO IMPÉRIO DO ENSINO VERBAL: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO AO ENSINO DE GEOGRAFIA Alex Mendes de Andrade RESUMO A Geografia é uma ciência imagética. Portanto, possui um amplo histórico de produção do conhecimento através de imagens que representam espacialidades. Isso se verifica em desenhos de mapas e pinturas de paisagens. Uma vasta diversidade de temáticas geográficas figura nas obras de arte, que são permeadas por sentimentos, imaginações e visões de mundo, estereótipos e princípios políticos de diversas naturezas. Com o artigo resumido aqui, se objetiva apresentar como o desenho pode ser um recurso didático atrativo ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Paralelo a isso, se tem como propósitos mais específicos: reforçar que o conhecimento geográfico não está restrito à linguagem verbal; apresentar conceitos e conteúdos geográficos visíveis nas obras de arte como evidências propícias para pensar tanto a Geografia quanto seu ensino e explorar aspectos próprios das Artes Visuais, considerando os desenhos no campo de estudo das imagens e das representações. No que diz respeito a metodologia empregada na realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica junto a prática de ministrar aulas de Geografia para turmas de ensino fundamental utilizando o desenho como instrumento didático. Além disso, a experiência do autor como artista visual foi fundamental na reflexão sobre a relação da Geografia com o desenho. Como resultados, foi possível perceber que uma vasta diversidade de temáticas geográficas figura nas obras de arte, sendo o desenho um recurso que traz diversificadas possibilidades para o ensino da Geografia, tornando-o mais dinâmico, atrativo e fazendo do estudante um agente ativo na construção do seu conhecimento.