Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARA ALÉM DO IMPÉRIO DO ENSINO VERBAL: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO AO ENSINO DE GEOGRAFIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111363
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3503
    "inscrito_id" => 11712
    "titulo" => "PARA ALÉM DO IMPÉRIO DO ENSINO VERBAL: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO AO ENSINO DE GEOGRAFIA."
    "resumo" => "PARA ALÉM DO IMPÉRIO DO ENSINO VERBAL: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO AO ENSINO DE GEOGRAFIA Alex Mendes de Andrade RESUMO A Geografia é uma ciência imagética. Portanto, possui um amplo histórico de produção do conhecimento através de imagens que representam espacialidades. Isso se verifica em desenhos de mapas e pinturas de paisagens. Uma vasta diversidade de temáticas geográficas figura nas obras de arte, que são permeadas por sentimentos, imaginações e visões de mundo, estereótipos e princípios políticos de diversas naturezas. Com o artigo resumido aqui, se objetiva apresentar como o desenho pode ser um recurso didático atrativo ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Paralelo a isso, se tem como propósitos mais específicos: reforçar que o conhecimento geográfico não está restrito à linguagem verbal; apresentar conceitos e conteúdos geográficos visíveis nas obras de arte como evidências propícias para pensar tanto a Geografia quanto seu ensino e explorar aspectos próprios das Artes Visuais, considerando os desenhos no campo de estudo das imagens e das representações. No que diz respeito a metodologia empregada na realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica junto a prática de ministrar aulas de Geografia para turmas de ensino fundamental utilizando o desenho como instrumento didático. Além disso, a experiência do autor como artista visual foi fundamental na reflexão sobre a relação da Geografia com o desenho. Como resultados, foi possível perceber que uma vasta diversidade de temáticas geográficas figura nas obras de arte, sendo o desenho um recurso que traz diversificadas possibilidades para o ensino da Geografia, tornando-o mais dinâmico, atrativo e fazendo do estudante um agente ativo na construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11712_TB3503_08042024225247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX MENDES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ALEX"
    "autor_email" => "alexmendesd12@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111363
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3503
    "inscrito_id" => 11712
    "titulo" => "PARA ALÉM DO IMPÉRIO DO ENSINO VERBAL: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO AO ENSINO DE GEOGRAFIA."
    "resumo" => "PARA ALÉM DO IMPÉRIO DO ENSINO VERBAL: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO AO ENSINO DE GEOGRAFIA Alex Mendes de Andrade RESUMO A Geografia é uma ciência imagética. Portanto, possui um amplo histórico de produção do conhecimento através de imagens que representam espacialidades. Isso se verifica em desenhos de mapas e pinturas de paisagens. Uma vasta diversidade de temáticas geográficas figura nas obras de arte, que são permeadas por sentimentos, imaginações e visões de mundo, estereótipos e princípios políticos de diversas naturezas. Com o artigo resumido aqui, se objetiva apresentar como o desenho pode ser um recurso didático atrativo ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Paralelo a isso, se tem como propósitos mais específicos: reforçar que o conhecimento geográfico não está restrito à linguagem verbal; apresentar conceitos e conteúdos geográficos visíveis nas obras de arte como evidências propícias para pensar tanto a Geografia quanto seu ensino e explorar aspectos próprios das Artes Visuais, considerando os desenhos no campo de estudo das imagens e das representações. No que diz respeito a metodologia empregada na realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica junto a prática de ministrar aulas de Geografia para turmas de ensino fundamental utilizando o desenho como instrumento didático. Além disso, a experiência do autor como artista visual foi fundamental na reflexão sobre a relação da Geografia com o desenho. Como resultados, foi possível perceber que uma vasta diversidade de temáticas geográficas figura nas obras de arte, sendo o desenho um recurso que traz diversificadas possibilidades para o ensino da Geografia, tornando-o mais dinâmico, atrativo e fazendo do estudante um agente ativo na construção do seu conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11712_TB3503_08042024225247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEX MENDES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "ALEX"
    "autor_email" => "alexmendesd12@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

PARA ALÉM DO IMPÉRIO DO ENSINO VERBAL: POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO AO ENSINO DE GEOGRAFIA Alex Mendes de Andrade RESUMO A Geografia é uma ciência imagética. Portanto, possui um amplo histórico de produção do conhecimento através de imagens que representam espacialidades. Isso se verifica em desenhos de mapas e pinturas de paisagens. Uma vasta diversidade de temáticas geográficas figura nas obras de arte, que são permeadas por sentimentos, imaginações e visões de mundo, estereótipos e princípios políticos de diversas naturezas. Com o artigo resumido aqui, se objetiva apresentar como o desenho pode ser um recurso didático atrativo ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Paralelo a isso, se tem como propósitos mais específicos: reforçar que o conhecimento geográfico não está restrito à linguagem verbal; apresentar conceitos e conteúdos geográficos visíveis nas obras de arte como evidências propícias para pensar tanto a Geografia quanto seu ensino e explorar aspectos próprios das Artes Visuais, considerando os desenhos no campo de estudo das imagens e das representações. No que diz respeito a metodologia empregada na realização do trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica junto a prática de ministrar aulas de Geografia para turmas de ensino fundamental utilizando o desenho como instrumento didático. Além disso, a experiência do autor como artista visual foi fundamental na reflexão sobre a relação da Geografia com o desenho. Como resultados, foi possível perceber que uma vasta diversidade de temáticas geográficas figura nas obras de arte, sendo o desenho um recurso que traz diversificadas possibilidades para o ensino da Geografia, tornando-o mais dinâmico, atrativo e fazendo do estudante um agente ativo na construção do seu conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.