O presente trabalho consiste em um estudo bibliográfico sobre o ensino de ciências como espaço de formação política sobre as questões ambientais. A sociedade regida pelo sistema capitalista tem sua estrutura permeada pela organização em classes a partir da capacidade de produção e de consumo em que os passivos ambientais são distribuídos a todos. Já o lucro concentra-se nas mãos de poucos. Assim, buscamos construir um arcabouço teórico que denotem a importância de se afirmar as questões socioambientais, precisamente no Projeto Pedagógico da Escola, para assim constituir sua dimensão ecopolítica. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa narrativa, de modo que foi possível extrair da literatura pertinente, ponderações plausíveis às questões socioambientais contemporâneas, para desta forma motivar a consideração da dimensão ecopolítica para o Projeto Pedagógico da Escola. Durante o estudo, o ensino de ciências, mediado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), surge como possibilidade de problematização da realidade, orientada pelas Competências Gerais e Específicas e Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como meio para contemplar a formação integral dos sujeitos, consolidado na formação ecopolítica. Para tanto, foram elaboradas trilhas pedagógicas, detalhadas em planejamento de projeto didático, sequências didática e planos de aula.