Os filmes são produções audiovisuais, que buscam trazer àqueles que o assistem o entretenimento e a contação de histórias, sejam reais ou imaginárias e de diferentes temáticas. No contexto acadêmico, muitas destas obras com algum teor científico têm sido utilizadas como uma estratégia de ensino alternativa, visto que são feitas para atrair a atenção do telespectador e, dessa forma, podem promover uma aprendizagem mais dinâmica no ambiente escolar. Sendo assim, o filme “Vida de Inseto” apresenta um enredo que se passa em um formigueiro e tem como protagonista a formiga Flik. O personagem acaba causando um acidente ao destruir os alimentos que seriam usados como pagamento a um gafanhoto chamado Hopper e, por esse motivo, parte em uma jornada para tentar recrutar outros insetos combatentes que defendam o seu lar. Ao longo da trama, percebem-se trechos que permitem discutir diferentes aspectos biológicos, como morfologia, modo de vida e ecologia de diversas ordens da Classe Insecta. Nesse sentido, o presente trabalho visa propor uma sequência didática para o ensino de ciências no Ensino Fundamental anos iniciais, utilizando o filme supracitado como ponto de partida para discussões em sala de aula. O referencial teórico-metodológico adotado baseia-se em estudos sobre o ensino de ciências, ludicidade, entomologia e diretrizes curriculares previstas para os anos iniciais, seguidas da análise do filme e sua relação com o conhecimento científico para o encaminhar das etapas da proposta. Espera-se que a sequência didática possa contribuir significativamente no processo de assimilação e fixação dos discentes, tendo em vista que a proposta adere a um ensino recreativo, o qual possibilita aos alunos uma participação ativa e uma possível visão abrangente do assunto, levando em consideração que este método de ensinar objetiva sair do tradicional e buscar resultados positivos através de um recurso alternativo.