Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCANDO NO FUNDO DO MAR: UMA CARTILHA INFANTO-JUVENIL PARA CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES DA MEGAFAUNA MARINHA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os oceanos abrigam inúmeras espécies, desde algas microscópicas a grandes mamíferos marinhos. Os ecossistemas marinhos apresentam uma variedade de animais chamados de megafauna que ocupam o topo da cadeia alimentar como grandes peixes, tartarugas marinhas, golfinhos e baleias. Ações antrópicas como a poluição, pesca predatória e destruição de habitats geram impactos significativos sobre suas populações, estando muitas espécies em diferentes “status” de ameaça de extinção. Apesar do Brasil possuir um extenso litoral, grande parte da população brasileira não conhece os animais que habitam esses ambientes e as ameaças a que estão sofrendo. O peixe-boi-marinho, Trichechus manatus, é uma das espécies mais ameaçadas de extinção da megafauna marinha nordestina, embora pouco conhecido pela população. Recursos educativos são importantes ferramentas em trabalhos de sensibilização ambiental e têm sido utilizados por meio da abordagem do “Conhecer para Conservar”. Com o intuito de informar de forma ilustrada a população sobre os animais que estão em risco de extinção, foi produzida uma cartilha infanto-juvenil com ilustrações de exemplares da megafauna marinha brasileira. A cartilha conta com desenhos e textos explicativos, guias de identificação, além de jogos lúdicos como labirinto, nuvem de palavras e sete erros com informações sobre alguns dos principais representantes de espécies ameaçadas de peixes, tartarugas e mamíferos marinhos. O recurso educativo foi utilizado durante o projeto de extensão de Educação Ambiental para Conservação Marinha realizado pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Foi evidente o interesse em conhecer e aprender acerca de animais muitas vezes nunca antes vistos. Os resultados obtidos mostraram o quanto é essencial a produção de recursos didáticos voltados para o público jovem, afim de despertar nas futuras gerações, o interesse na conservação ambiental a partir do uso de espécies bandeiras.

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