O capacete é um dos principais acessórios de segurança para motociclistas, fundamental para a segurança do condutor em caso de acidentes. No entanto, em locais com pouca fiscalização, muitas pessoas dirigem sem essa proteção, ocasionando graves acidentes. Nesse contexto, a abordagem de problemáticas sociais no ensino de ciências proporciona um ensino contextualizado e permite ao aluno uma compreensão do mundo em que se vive. Este trabalho relata o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir dos pressupostos teóricos dos círculos concêntricos de Glen Aikenhead. A proposta desenvolveu-se na disciplina “Abordagem CTS no Ensino de Química” do curso de licenciatura em Química da UNIVASF, com o tema gerador “Motocicletas e uso de capacete no trânsito” no contexto da cidade de São Raimundo Nonato/Piauí. A sequência didática foi planejada para 9 aulas, cujas etapas perpassam por estatísticas de acidentes de trânsito, palestras de prevenção e conscientização nas escolas, com a participação de profissionais do SAMU, visita a órgãos fiscalizadores como o DETRAN e atividade prática de conscientização dos riscos de acidentes. O público-alvo são alunos do 3º ano do ensino médio, e integra conteúdos de Química e Física, como propriedades das funções orgânicas, materiais utilizados na fabricação de capacetes, e as leis de Newton aplicadas ao trânsito. As formas de avaliação adotadas foram do tipo diagnóstica, formativa e somativa. A sequência contemplou os efeitos da ciência sobre a tecnologia, na produção de capacetes com distintos níveis de resistência, durabilidade e proteção, o que impacta no custo. Os resultados esperados incluem a formação de cidadãos mais conscientes sobre a tomada de decisão para utilizar o capacete ao se locomover em motocicleta, o reconhecimento do papel dos órgãos responsáveis pelas fiscalizações, bem como a promoção da conscientização para um trânsito mais seguro.