ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO PARA O TR NSITO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA CTS SOBRE A IMPORT NCIA DE USO DO CAPACETE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113164 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6119 "inscrito_id" => 12978 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO PARA O TR NSITO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA CTS SOBRE A IMPORT NCIA DE USO DO CAPACETE" "resumo" => "O capacete é um dos principais acessórios de segurança para motociclistas, fundamental para a segurança do condutor em caso de acidentes. No entanto, em locais com pouca fiscalização, muitas pessoas dirigem sem essa proteção, ocasionando graves acidentes. Nesse contexto, a abordagem de problemáticas sociais no ensino de ciências proporciona um ensino contextualizado e permite ao aluno uma compreensão do mundo em que se vive. Este trabalho relata o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir dos pressupostos teóricos dos círculos concêntricos de Glen Aikenhead. A proposta desenvolveu-se na disciplina “Abordagem CTS no Ensino de Química” do curso de licenciatura em Química da UNIVASF, com o tema gerador “Motocicletas e uso de capacete no trânsito” no contexto da cidade de São Raimundo Nonato/Piauí. A sequência didática foi planejada para 9 aulas, cujas etapas perpassam por estatísticas de acidentes de trânsito, palestras de prevenção e conscientização nas escolas, com a participação de profissionais do SAMU, visita a órgãos fiscalizadores como o DETRAN e atividade prática de conscientização dos riscos de acidentes. O público-alvo são alunos do 3º ano do ensino médio, e integra conteúdos de Química e Física, como propriedades das funções orgânicas, materiais utilizados na fabricação de capacetes, e as leis de Newton aplicadas ao trânsito. As formas de avaliação adotadas foram do tipo diagnóstica, formativa e somativa. A sequência contemplou os efeitos da ciência sobre a tecnologia, na produção de capacetes com distintos níveis de resistência, durabilidade e proteção, o que impacta no custo. Os resultados esperados incluem a formação de cidadãos mais conscientes sobre a tomada de decisão para utilizar o capacete ao se locomover em motocicleta, o reconhecimento do papel dos órgãos responsáveis pelas fiscalizações, bem como a promoção da conscientização para um trânsito mais seguro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12978_TB6119_27102024235639.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITAILAM PAES DE NEGREIROS" "autor_nome_curto" => "ITAILAM" "autor_email" => "itailanpaes2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113164 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6119 "inscrito_id" => 12978 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO PARA O TR NSITO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA CTS SOBRE A IMPORT NCIA DE USO DO CAPACETE" "resumo" => "O capacete é um dos principais acessórios de segurança para motociclistas, fundamental para a segurança do condutor em caso de acidentes. No entanto, em locais com pouca fiscalização, muitas pessoas dirigem sem essa proteção, ocasionando graves acidentes. Nesse contexto, a abordagem de problemáticas sociais no ensino de ciências proporciona um ensino contextualizado e permite ao aluno uma compreensão do mundo em que se vive. Este trabalho relata o desenvolvimento de uma sequência didática interdisciplinar na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir dos pressupostos teóricos dos círculos concêntricos de Glen Aikenhead. A proposta desenvolveu-se na disciplina “Abordagem CTS no Ensino de Química” do curso de licenciatura em Química da UNIVASF, com o tema gerador “Motocicletas e uso de capacete no trânsito” no contexto da cidade de São Raimundo Nonato/Piauí. A sequência didática foi planejada para 9 aulas, cujas etapas perpassam por estatísticas de acidentes de trânsito, palestras de prevenção e conscientização nas escolas, com a participação de profissionais do SAMU, visita a órgãos fiscalizadores como o DETRAN e atividade prática de conscientização dos riscos de acidentes. O público-alvo são alunos do 3º ano do ensino médio, e integra conteúdos de Química e Física, como propriedades das funções orgânicas, materiais utilizados na fabricação de capacetes, e as leis de Newton aplicadas ao trânsito. As formas de avaliação adotadas foram do tipo diagnóstica, formativa e somativa. A sequência contemplou os efeitos da ciência sobre a tecnologia, na produção de capacetes com distintos níveis de resistência, durabilidade e proteção, o que impacta no custo. Os resultados esperados incluem a formação de cidadãos mais conscientes sobre a tomada de decisão para utilizar o capacete ao se locomover em motocicleta, o reconhecimento do papel dos órgãos responsáveis pelas fiscalizações, bem como a promoção da conscientização para um trânsito mais seguro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12978_TB6119_27102024235639.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITAILAM PAES DE NEGREIROS" "autor_nome_curto" => "ITAILAM" "autor_email" => "itailanpaes2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }