No século XXI, as metodologias ativas estão sendo, efetivamente, aplicadas nas escolas, substituindo parcialmente o ensino tradicional. A recorrência por aulas dinâmicas e pragmáticas tornam-se imprescindíveis para a obtenção de novos conhecimentos. Dessa maneira, essa pesquisa objetivou contribuir na melhoria do processo de ensino e aprendizagem, implementando aulas práticas de biologia no ensino médio, com a adoção de metodologias ativas. A pesquisa foi realizada através das redes sociais, com 140 alunos do ensino médio durante pandemia acarretada pela COVID-19, no ano de 2020. Para a aplicação dos questionários, se utilizou o Google Forms, onde foi inserido questões sobre a utilização de metodologias ativas como alternativa para substituir os espaços laboratoriais durante as aulas de biologia. Ficou perceptível que a maioria dos alunos prefere um ensino não limitado ao modelo tradicionalista, pontuando a necessidade de aulas mais dinâmicas. As metodologias ativas foram mencionadas como estratégias de facilitar o ensino e aprendizado (68%). A maioria dos alunos também pontuou que não participou de pelo menos uma aula em espaço laboratorial, entretanto, ressaltaram que em nenhum momento a turma foi levada ao laboratório (38,6%). Além disso, destacam não serem favoráveis ao ensino estritamente voltado para aulas dinâmicas, sem o uso de equipamentos laboratoriais (85%). Portanto, ficou nítido que os alunos demonstraram interesse pela implementação de aulas laboratoriais juntamente com a utilização de metodologias ativas.