Atualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deveriam ser integradas ao ensino de Física, mas ensino permanece tradicional, com aulas expositivas, aprendizagem mecânica de fórmulas e a utilização das TIC resumindo-se ao uso de um datashow. Simulações e laboratórios virtuais, quando incorporados, têm ênfase nas respostas corretas e na resolução de problemas para provas o que prejudica essa inovação (Moreira, 2018). O PhET, desenvolvido pela Universidade do Colorado Boulder, disponibiliza simulações interativas gratuitas de ciências naturais e matemática, criadas com base em pesquisas educacionais e vêm acompanhadas de recomendações metodológicas para maximizar a aprendizagem. Embora no Brasil o uso das simulações PhET seja difundido no ensino básico, esse recurso não é utilizado de forma ativa (Tavares, 2020) como sugerido no workshop oferecido no site (PhET, 2024). A formação de professores de Física também é deficiente, baseada em métodos tradicionais, ao invés de focar em didática específica e na capacidade de despertar o interesse dos alunos, abordando a discussão de conceitos e perguntas, mais do que a memorização de fórmulas, o que resulta em um ensino de Física desatualizado e mecânico, especialmente no Ensino Médio (Moreira, 2018). Nos cursos de Licenciatura em Física há uma disciplina, denominada por exemplo, de "Instrumentação para o Ensino de Física"), que visa preparar futuros professores de Física, fornecendo-lhes conhecimentos teóricos e práticos sobre o uso de instrumentos e recursos didáticos para o ensino. Assim, foi considerado abordar o uso das simulações PhET com metodologias ativas (Rodríguez-Entrena, Bernárdez-Gómez, 2022) nessa disciplina e o resultado foi uma experiência educativa enriquecedora, na qual os licenciandos aprenderam os conceitos teóricos e desenvolveram habilidades práticas sobre o uso de simulações PhET e/com metodologias ativas em sala de aula, demonstrando entusiasmo e interesse em utilizar essas estratégias em suas aulas, superarado suas expectativas sobre os conteúdos da disciplina.