EXPLORANDO A INTERSEÇÃO ENTRE O AUTOCONCEITO, HABILIDADES SOCIAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113114 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6039 "inscrito_id" => 15882 "titulo" => "EXPLORANDO A INTERSEÇÃO ENTRE O AUTOCONCEITO, HABILIDADES SOCIAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO INFANTIL" "resumo" => "O processo de estruturação do autoconceito ocorre desde o nascimento, e, por sua vez, acaba se tornando mais elaborado e aperfeiçoado nas diferentes etapas do ciclo vital. A escola, como um espaço crucial para a socialização entre as crianças ao longo do seu desenvolvimento, desempenha um papel fundamental nesse processo. Desse modo, ao considerar que a criação de novos vínculos e a manutenção dos relacionamentos estão intimamente conectadas à construção pessoal do ser humano, é relevante refletir sobre a forma como o indivíduo se enxerga e se comunica com os demais, sobretudo quando esses aspectos estão sendo desenvolvidos na fase da infância, bem como de que maneira esses fatores se relacionam com o desempenho acadêmico dos discentes. À vista disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar como o autoconceito afeta as habilidades sociais e o desempenho acadêmico das crianças. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu por meio de uma revisão integrativa nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e PubMed, utilizando os termos de busca: ("autoconceito" OR "auto-percepção") AND ("habilidades sociais" OR "comunicação") AND ("desempenho acadêmico" OR "rendimento escolar") AND ("crianças" OR "infância"). Os estudos foram selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão. A análise dos resultados demonstrou que diversos estudos relatam a incidência de correlações significativas entre o autoconceito, o desempenho acadêmico e o conjunto de habilidades sociais desenvolvidas na infância. Considerando que tais temáticas se mostram intrínsecas ao processo de ensino-aprendizagem e ao desenvolvimento infantil, as crianças podem apresentar alguns comportamentos e emoções que são influenciadas pela manutenção de relações positivas entre elas e o mundo exterior. A partir do exposto, espera-se que este trabalho possibilite uma maior compreensão acerca dos possíveis impactos do autoconceito e das habilidades sociais no desempenho acadêmico das crianças e denote temáticas pertinentes a serem discutidas e trabalhadas no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15882_TB6039_27102024173135.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113114 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6039 "inscrito_id" => 15882 "titulo" => "EXPLORANDO A INTERSEÇÃO ENTRE O AUTOCONCEITO, HABILIDADES SOCIAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO INFANTIL" "resumo" => "O processo de estruturação do autoconceito ocorre desde o nascimento, e, por sua vez, acaba se tornando mais elaborado e aperfeiçoado nas diferentes etapas do ciclo vital. A escola, como um espaço crucial para a socialização entre as crianças ao longo do seu desenvolvimento, desempenha um papel fundamental nesse processo. Desse modo, ao considerar que a criação de novos vínculos e a manutenção dos relacionamentos estão intimamente conectadas à construção pessoal do ser humano, é relevante refletir sobre a forma como o indivíduo se enxerga e se comunica com os demais, sobretudo quando esses aspectos estão sendo desenvolvidos na fase da infância, bem como de que maneira esses fatores se relacionam com o desempenho acadêmico dos discentes. À vista disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar como o autoconceito afeta as habilidades sociais e o desempenho acadêmico das crianças. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu por meio de uma revisão integrativa nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e PubMed, utilizando os termos de busca: ("autoconceito" OR "auto-percepção") AND ("habilidades sociais" OR "comunicação") AND ("desempenho acadêmico" OR "rendimento escolar") AND ("crianças" OR "infância"). Os estudos foram selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão. A análise dos resultados demonstrou que diversos estudos relatam a incidência de correlações significativas entre o autoconceito, o desempenho acadêmico e o conjunto de habilidades sociais desenvolvidas na infância. Considerando que tais temáticas se mostram intrínsecas ao processo de ensino-aprendizagem e ao desenvolvimento infantil, as crianças podem apresentar alguns comportamentos e emoções que são influenciadas pela manutenção de relações positivas entre elas e o mundo exterior. A partir do exposto, espera-se que este trabalho possibilite uma maior compreensão acerca dos possíveis impactos do autoconceito e das habilidades sociais no desempenho acadêmico das crianças e denote temáticas pertinentes a serem discutidas e trabalhadas no âmbito escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15882_TB6039_27102024173135.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULYANE MARIA FERNANDES DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "PAULYANE" "autor_email" => "paulyanedemaria@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }