O processo de estruturação do autoconceito ocorre desde o nascimento, e, por sua vez, acaba se tornando mais elaborado e aperfeiçoado nas diferentes etapas do ciclo vital. A escola, como um espaço crucial para a socialização entre as crianças ao longo do seu desenvolvimento, desempenha um papel fundamental nesse processo. Desse modo, ao considerar que a criação de novos vínculos e a manutenção dos relacionamentos estão intimamente conectadas à construção pessoal do ser humano, é relevante refletir sobre a forma como o indivíduo se enxerga e se comunica com os demais, sobretudo quando esses aspectos estão sendo desenvolvidos na fase da infância, bem como de que maneira esses fatores se relacionam com o desempenho acadêmico dos discentes. À vista disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar como o autoconceito afeta as habilidades sociais e o desempenho acadêmico das crianças. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu por meio de uma revisão integrativa nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e PubMed, utilizando os termos de busca: ("autoconceito" OR "auto-percepção") AND ("habilidades sociais" OR "comunicação") AND ("desempenho acadêmico" OR "rendimento escolar") AND ("crianças" OR "infância"). Os estudos foram selecionados com base em critérios de inclusão e exclusão. A análise dos resultados demonstrou que diversos estudos relatam a incidência de correlações significativas entre o autoconceito, o desempenho acadêmico e o conjunto de habilidades sociais desenvolvidas na infância. Considerando que tais temáticas se mostram intrínsecas ao processo de ensino-aprendizagem e ao desenvolvimento infantil, as crianças podem apresentar alguns comportamentos e emoções que são influenciadas pela manutenção de relações positivas entre elas e o mundo exterior. A partir do exposto, espera-se que este trabalho possibilite uma maior compreensão acerca dos possíveis impactos do autoconceito e das habilidades sociais no desempenho acadêmico das crianças e denote temáticas pertinentes a serem discutidas e trabalhadas no âmbito escolar.