O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, com a finalidade de oferecer ao estudante de licenciatura a possibilidade de conhecer o cotidiano das escolas, além de fomentar a iniciação na docência. O presente artigo tem como objetivo investigar a importância do PIBID, na formação da identidade docente dos estudantes de Licenciatura em Geografia do IFCE Campus de Crateús, localizado no sertão do Ceará, bem como também analisar os benefícios do programa nas escolas campo, as quais integraram o programa, onde os bolsistas e voluntários atuaram. Este trabalho se fundamenta a partir de pesquisas adotando o método qualitativo, onde os licenciandos e os professores supervisores responderam a um questionário por meio do google forms sobre a importância do PIBID na formação da identidade docente assim como seus benefícios à escola campo, além disso, o trabalho teve como base as pesquisas bibliográficas a luz de Soczek (2011), Lomba e Schuchter (2023) e Nóvoa (1999). Dentre os resultados do trabalho envolveram discussão sobre a formação e os benefícios do PIBID para as escolas campo, nos quais foi possível perceber dentro das respostas dos licenciandos, professores supervisores e alunos que para a ciência geográfica o programa teve efeito positivo, tanto como fortalecedor do ensino nas escolas como para a formação como discente dos bolsistas e voluntários. Com isso, pauta-se a importância de programas que fortaleçam a formação de professores, para que haja cada vez mais uma melhoria na qualidade da educação.