Neste artigo, iremos apresentar o processo de pesquisa, desenvolvimento e construção física de um jogo de tabuleiro sobre a Revolução Russa, em que buscamos abordar o tema através do eixo temático “o Estado de Direito e a gestão da felicidade coletiva”. É importante salientar que a pesquisa é fruto das discussões e experiências didáticas realizadas no componente curricular História Contemporânea I, do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O objetivo deste artigo é refletirmos sobre o processo de gamificação de conteúdos históricos escolares através do diálogo com estudos e debates sobre a produção de jogos com fins didáticos, tendo em vista que utilizar os jogos, sejam eles virtuais ou físicos, é buscar, entre outras coisas, dialogar com as vivências e demandas dos estudantes e suas formas de mobilizar o conhecimento. Para criação do jogo, utilizamos bibliografias que: 1) possibilitaram trabalharmos o tema histórico Revolução Russa a partir do nosso recorte temático; 2) nos permitiram pensar formas de estabelecer trocas com os conhecimentos que são trazidos e produzidos fora do ambiente escolar. Por fim, apresentamos a proposta do jogo criado por nós e intitulado RUSSIAN REVOLUTION no qual objetivamos proporcionar aos alunos que vão usufruir deste jogo uma abordagem lúdica.