Essa pesquisa versa sobre as atividades acadêmicas de monitoria que foram realizadas no semestre 2020.2, do Componente Curricular: Pedologia, ministrada pelo Prof. Filipe Silveira Marini do Curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, em João Pessoa (PB), Centro Ciências da Natureza e Departamento de Geociências, na modalidade de Ensino remoto em tempos de pandemia Covid-19. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é de abordar as experiências de ações adquiridas na monitoria sendo essas de cunho teórico e prático enfatizando algumas ordens de solo no Brasil, visando conhecer as suas principais características para serem aplicadas no seu cotidiano, nos espaços de aula e no cotidiano dos discentes. A metodologia utilizada nesse estudo é tipo descritivo, pois refere-se a um relato de experiência de ações desenvolvidas durante a monitoria de pedologia. No que infere-se a metodologia utilizada pelo Docente e Monitor nas aulas constituiu-se em uma abordagem síncrona e assíncrona, utilizando recursos como a plataforma do Google Meet, com aulas remotas com projeções de slides, leitura de textos de obras técnico-científicas sobre Ciência do Solo. As ações desenvolvidas pelo monitor consistiu na organização de banco de dados no google drive com vídeos referentes ao assunto discutido na sala virtual, referente as temáticas: Processos de formação de solos e processos múltiplos e a Classificação de solos, o mesmo foi disponibilizado a turma no grupo via WhatsApp para que todos tivessem acesso rapidamente ao material das aulas. Portanto, ressalta a importância de desenvolver as atividades de monitoria para ter um conhecimento amplo na trajetória do curso de Graduação e auxiliar o docente e discentes nas ações acadêmicas construindo saberes essenciais que contemplam: o ensino, pesquisa e extensão que é o tripé da Universidade e que contribuiu com a minha formação acadêmica e a progressão nos estudos.