ARTEFATOS DIGITAIS E ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113043 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5926 "inscrito_id" => 8139 "titulo" => "ARTEFATOS DIGITAIS E ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE" "resumo" => "As tecnologias de comunicação e informação (TIC) têm provocado alterações significativas na dinâmica histórica, cultural e social. Essas ferramentas são consideradas componentes essenciais da vida contemporânea, podendo desempenhar papéis relevantes e transformadores, especialmente no contexto educacional. Os artefatos digitais, em particular, tornaram-se parte integrante da cultura e das práticas dos alunos. Seu uso no processo de ensino e aprendizagem requer uma compreensão aprofundada de seu potencial como ferramentas pedagógicas, especialmente à luz da Teoria da Atividade. Este estudo tem como objetivo geral analisar como os artefatos digitais são empregados para desenvolver habilidades necessárias à atuação do contador, tendo como referência a Teoria da Atividade. A pesquisa foi conduzida em uma Universidade Pública, com alunos do curso de Contabilidade, durante a disciplina de Administração Financeira. Para coletar dados, utilizamos uma variedade de instrumentos, incluindo observação participante, registro em caderno, entrevistas, trocas no grupo do WhatsApp, comentários no mural, postagens e atividades no Google Classroom, além de vídeos e fotografias. Adotou-se uma abordagem qualitativa com caráter interpretativo, utilizando a pesquisa-ação como método de investigação. Com base na literatura revisada e na pesquisa empírica, propôs-se quatro categorias - objetivo, mediação, motivo e síntese - como elementos fundamentais no desenvolvimento das atividades. Os resultados revelaram a influência significativa dos princípios da Teoria da Atividade nas ações dos alunos e da professora investigados, destacando a importância do contexto social e das experiências vivenciadas para o desenvolvimento das atividades e, consequentemente, para a aprendizagem. Destaca-se também a metodologia diversificada adotada, que incluiu a Aprendizagem Baseada em Projetos aliada ao uso de artefatos digitais como elementos culturais dos alunos, integrando o contexto social ao desenvolvimento das atividades. Essa abordagem evidencia a relação intrínseca entre os artefatos digitais e os processos de ensino e aprendizagem, mediados por docentes e alunos de forma estruturada e pedagogicamente organizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8139_TB5926_11102024155234.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ARRUDA" "autor_email" => "julianarruda24@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS- UNICHRISTUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113043 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5926 "inscrito_id" => 8139 "titulo" => "ARTEFATOS DIGITAIS E ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE" "resumo" => "As tecnologias de comunicação e informação (TIC) têm provocado alterações significativas na dinâmica histórica, cultural e social. Essas ferramentas são consideradas componentes essenciais da vida contemporânea, podendo desempenhar papéis relevantes e transformadores, especialmente no contexto educacional. Os artefatos digitais, em particular, tornaram-se parte integrante da cultura e das práticas dos alunos. Seu uso no processo de ensino e aprendizagem requer uma compreensão aprofundada de seu potencial como ferramentas pedagógicas, especialmente à luz da Teoria da Atividade. Este estudo tem como objetivo geral analisar como os artefatos digitais são empregados para desenvolver habilidades necessárias à atuação do contador, tendo como referência a Teoria da Atividade. A pesquisa foi conduzida em uma Universidade Pública, com alunos do curso de Contabilidade, durante a disciplina de Administração Financeira. Para coletar dados, utilizamos uma variedade de instrumentos, incluindo observação participante, registro em caderno, entrevistas, trocas no grupo do WhatsApp, comentários no mural, postagens e atividades no Google Classroom, além de vídeos e fotografias. Adotou-se uma abordagem qualitativa com caráter interpretativo, utilizando a pesquisa-ação como método de investigação. Com base na literatura revisada e na pesquisa empírica, propôs-se quatro categorias - objetivo, mediação, motivo e síntese - como elementos fundamentais no desenvolvimento das atividades. Os resultados revelaram a influência significativa dos princípios da Teoria da Atividade nas ações dos alunos e da professora investigados, destacando a importância do contexto social e das experiências vivenciadas para o desenvolvimento das atividades e, consequentemente, para a aprendizagem. Destaca-se também a metodologia diversificada adotada, que incluiu a Aprendizagem Baseada em Projetos aliada ao uso de artefatos digitais como elementos culturais dos alunos, integrando o contexto social ao desenvolvimento das atividades. Essa abordagem evidencia a relação intrínseca entre os artefatos digitais e os processos de ensino e aprendizagem, mediados por docentes e alunos de forma estruturada e pedagogicamente organizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8139_TB5926_11102024155234.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ARRUDA" "autor_email" => "julianarruda24@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS- UNICHRISTUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }