A gestão democrática tem como foco a participação e atuação dos diversos agentes que compreendem a escola e todo processo de formação do indivíduo, como a família, os professores, a comunidade entre outros. Tornar a participação como ponto de partida para as relações mais estreitas entre a coordenação e gestão. Teve como objetivo avaliar os resultados positivos e negativos da gestão democrática das Escolas Estaduais no Município de Macapá – AP no envolvimento do serviço técnico-pedagógico e da gestão. Neste sentido, identificou as ações e mudanças significativas após a Gestão Democrática que mudaram a realidade da gestão entre serviço técnico, professores e alunos, descreveu a relação de gestão democrática no que tange o papel da coordenação pedagógica e do gestor, verificou junto direção a participação da coordenação pedagógica nas propostas apresentadas na escola que tenham fins administrativos e educacionais e conferiu os obstáculos enfrentados para o bom desenvolvimento da Gestão Democrática nas escolas. Logo, esta dissertação teve como proposito as compreensões, influências e perspectivas sobre a avaliação, políticas públicas e gestão com ênfase na coordenação e na direção escolar da Educação Básica, por meio de um estudo de caso. O estudo apresenta uma proposição de análise permeada pela ideia de investigação, reflexão, qualificação e valorização dos sujeitos da aprendizagem. A temática é justificado por conta da sua relevância social e cientifica no contexto educacional atual, onde a tarefa de gerir se torna complexa e exigente. Por meio de questionários e entrevistas dados foram obtidos para embasar esta pesquisa. O tipo foi descritivo com abordagem mista. A revisão teórica está centrada nas contribuições de Libâneo, Luckesi, Ferreira, Freire, Gadotti, Hoffmann, Pimenta, Tardif, Saviani e Chueri. Os caminhos delineados baseiam-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa (GATTI, 2005) e análise de conteúdo (BARDIN, 1991). O estudo demonstrou a necessidade de se pensar sobre a gestão e sua relação direta com a coordenação e direção escolar. A relação de multitarefas e em conjunto com o interesse de melhorar o ensino dos educandos.