A infância é um período de grandes acontecimentos especialmente nos primeiros seis anos de vida, fase mais intensa de desenvolvimento e, portanto, de potencialidades. A alimentação saudável é ponto de partida para o desenvolvimento físico, mental e consequentemente na aprendizagem. Parte-se da premissa que uma criança bem alimentada produz e se desenvolve de forma mais integral, com mais dinamismo e energia. Sendo assim, o presente texto propõe apresentar uma análise sobre a compreensão da merenda escolar na voz das crianças, investigada por meio de pesquisa no Programa de Bolsa de Iniciação a Pesquisa Cientifica /2023, tendo como locus uma Instituição de Educação Infantil, em duas turmas de pré-escolar, (com idades entre 4 e 5 anos), totalizando 24 participantes, no município de Humaitá-AM. A metodologia usada foi o grupo focal complementado com atividades desenvolvidas com o uso de imagens, emojis e desenhos reforçado a partir de diálogos na roda de conversas. Os resultados indicaram que as crianças compreendem a importância da merenda escolar, aguardam ansiosas pelo momento de comer, manifestam suas preferências, mas nem tudo o que é ofertado é aceito pela criança, ocasionando desperdício de alimento. Da análise podemos concluir que a merenda escolar é importante para o desenvolvimento psicofísico da criança em vários aspectos. Uma criança bem alimentada apresenta dinamismo, energia, portanto, condições satisfatórias para aprender. Há a necessidade de rever as políticas públicas de oferta de alimentação escolar para a Educação Infantil visando a promoção da saúde das crianças, ampliar a variedade e a qualidade nutricional da merenda e contribuir com a produção de conhecimentos.