MINHA ESCOLA SUSTENTÁVEL DESAFIOS E SOLUÇÕES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113965 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7254 "inscrito_id" => 16627 "titulo" => "MINHA ESCOLA SUSTENTÁVEL DESAFIOS E SOLUÇÕES" "resumo" => "O Projeto Minha Escola Sustentável é composto por estudantes, funcionários e professores de diversas áreas do conhecimento da Escola Municipal Bola na Rede - Recife PE e tem como proposta, o levantamento do\u{A0}desempenho ambiental escolar através da avaliação de diversos itens como o uso da água, o uso da energia, o descarte correto dos resíduos, a seleção de fornecedores e materiais mais sustentáveis. A partir deste levantamento e da utilização de um banco de ações sustentáveis, continuamente atualizado, objetivam adotar na escola uma postura de responsabilidade ambiental entre seus alunos, professores, pessoal técnico-administrativo e gestores. A metodologia utilizada será contínua e diagnóstica com reuniões entre estudantes e demais membros da comunidade para verificação do andamento do projeto, divididos em cinco blocos de avaliações. Diagnosticar a reação ao projeto, avaliação do aprendizado para medir a mudança no conhecimento, atitudes e práticas, avaliação de performance para medir como a execução do trabalho alterou-se após o período de três meses, avaliação de impacto para julgar a efetividade do programa medindo o tipo e o grau de mudança imposto no ambiente escolar e implantação de práticas sustentáveis na escola. Logo após foi realizado um protótipo de como gostaríamos que a nossa escola ficasse após a implementação do projeto. Colocamos coleta seletiva, captação da água da chuva, energia solar, horta, uso de lâmpadas de led e torneiras com sensor. Sabemos que atitudes simples podem mudar toda a comunidade escolar. Com este projeto foi possível observar que uma Escola Sustentável precisa de fato trabalhar a Educação Ambiental (EA), juntamente com a interdisciplinaridade. A EA e a Sustentabilidade ainda caminham a passos lentos, e se tem muito a fazer, porém verifica-se que nos resultados esperados é possível vislumbrar um ambiente escolar transformador na vida dos estudantes e da comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID16627_TB7254_28062024231010.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DAIANA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alline-l@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113965 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7254 "inscrito_id" => 16627 "titulo" => "MINHA ESCOLA SUSTENTÁVEL DESAFIOS E SOLUÇÕES" "resumo" => "O Projeto Minha Escola Sustentável é composto por estudantes, funcionários e professores de diversas áreas do conhecimento da Escola Municipal Bola na Rede - Recife PE e tem como proposta, o levantamento do\u{A0}desempenho ambiental escolar através da avaliação de diversos itens como o uso da água, o uso da energia, o descarte correto dos resíduos, a seleção de fornecedores e materiais mais sustentáveis. A partir deste levantamento e da utilização de um banco de ações sustentáveis, continuamente atualizado, objetivam adotar na escola uma postura de responsabilidade ambiental entre seus alunos, professores, pessoal técnico-administrativo e gestores. A metodologia utilizada será contínua e diagnóstica com reuniões entre estudantes e demais membros da comunidade para verificação do andamento do projeto, divididos em cinco blocos de avaliações. Diagnosticar a reação ao projeto, avaliação do aprendizado para medir a mudança no conhecimento, atitudes e práticas, avaliação de performance para medir como a execução do trabalho alterou-se após o período de três meses, avaliação de impacto para julgar a efetividade do programa medindo o tipo e o grau de mudança imposto no ambiente escolar e implantação de práticas sustentáveis na escola. Logo após foi realizado um protótipo de como gostaríamos que a nossa escola ficasse após a implementação do projeto. Colocamos coleta seletiva, captação da água da chuva, energia solar, horta, uso de lâmpadas de led e torneiras com sensor. Sabemos que atitudes simples podem mudar toda a comunidade escolar. Com este projeto foi possível observar que uma Escola Sustentável precisa de fato trabalhar a Educação Ambiental (EA), juntamente com a interdisciplinaridade. A EA e a Sustentabilidade ainda caminham a passos lentos, e se tem muito a fazer, porém verifica-se que nos resultados esperados é possível vislumbrar um ambiente escolar transformador na vida dos estudantes e da comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID16627_TB7254_28062024231010.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DAIANA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alline-l@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }