INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113006 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5866 "inscrito_id" => 8139 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "A personalização da aprendizagem é uma das principais influências da Inteligência Artificial (IA) no ensino, permitindo a adaptação do conteúdo educacional de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Este artigo tem como objetivo geral examinar as influências das tecnologias da IA no ensino, abordando sua aplicação e impacto no contexto educacional. A metodologia empregada foi a revisão integrativa, que analisou estudos relevantes sobre o tema em artigos científicos de periódicos indexados. Os resultados destacam que os sistemas de aprendizado adaptativo, utilizando algoritmos de IA, identificam lacunas no conhecimento dos alunos e fornecem materiais específicos para preenchê-las, promovendo uma aprendizagem personalizada e eficaz. Além disso, a IA permite feedback instantâneo sobre o desempenho dos6alunos em tarefas, auxiliando os educadores a identificar áreas de dificuldade e fornecer suporte adicional conforme necessário. Tutores virtuais baseados em IA desempenham um papel crucial no apoio individualizado aos alunos, respondendo a perguntas, explicando conceitos complexos e oferecendo dicas de estudo personalizadas. A automação de tarefas administrativas pela IA libera tempo para os educadores se concentrarem em atividades mais significativas, como o planejamento de aulas e o apoio direto aos alunos. A análise de dados educacionais por meio de técnicas de IA permite identificar tendências e padrões que informam políticas e práticas educacionais mais eficazes. No entanto, é crucial abordar questões éticas relacionadas ao uso de IA no ensino, como a privacidade dos dados dos alunos e a equidade no acesso à tecnologia. Assim, é essencial que educadores, pesquisadores e formuladores de políticas trabalhem juntos para garantir que a integração da IA na educação promova a igualdade de oportunidades e o sucesso educacional. Este estudo contribui para avançar o conhecimento sobre as influências das tecnologias da Inteligência Artificial no ensino, destacando seus potenciais, aplicações e desafios éticos na implementação dessas tecnologias no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8139_TB5866_20102024105451.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ARRUDA" "autor_email" => "julianarruda24@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS- UNICHRISTUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113006 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5866 "inscrito_id" => 8139 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "A personalização da aprendizagem é uma das principais influências da Inteligência Artificial (IA) no ensino, permitindo a adaptação do conteúdo educacional de acordo com as necessidades individuais dos alunos. Este artigo tem como objetivo geral examinar as influências das tecnologias da IA no ensino, abordando sua aplicação e impacto no contexto educacional. A metodologia empregada foi a revisão integrativa, que analisou estudos relevantes sobre o tema em artigos científicos de periódicos indexados. Os resultados destacam que os sistemas de aprendizado adaptativo, utilizando algoritmos de IA, identificam lacunas no conhecimento dos alunos e fornecem materiais específicos para preenchê-las, promovendo uma aprendizagem personalizada e eficaz. Além disso, a IA permite feedback instantâneo sobre o desempenho dos6alunos em tarefas, auxiliando os educadores a identificar áreas de dificuldade e fornecer suporte adicional conforme necessário. Tutores virtuais baseados em IA desempenham um papel crucial no apoio individualizado aos alunos, respondendo a perguntas, explicando conceitos complexos e oferecendo dicas de estudo personalizadas. A automação de tarefas administrativas pela IA libera tempo para os educadores se concentrarem em atividades mais significativas, como o planejamento de aulas e o apoio direto aos alunos. A análise de dados educacionais por meio de técnicas de IA permite identificar tendências e padrões que informam políticas e práticas educacionais mais eficazes. No entanto, é crucial abordar questões éticas relacionadas ao uso de IA no ensino, como a privacidade dos dados dos alunos e a equidade no acesso à tecnologia. Assim, é essencial que educadores, pesquisadores e formuladores de políticas trabalhem juntos para garantir que a integração da IA na educação promova a igualdade de oportunidades e o sucesso educacional. Este estudo contribui para avançar o conhecimento sobre as influências das tecnologias da Inteligência Artificial no ensino, destacando seus potenciais, aplicações e desafios éticos na implementação dessas tecnologias no contexto educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8139_TB5866_20102024105451.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA ARRUDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA ARRUDA" "autor_email" => "julianarruda24@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS- UNICHRISTUS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }