Este artigo está fundamentado numa pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo a respeito dos tipos de Gestão Escolar, com seu maior enfoque na Gestão Democrática Participativa, uma vez que a mesma se destaca por seus métodos inclusivos. O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma análise sobre as práticas observadas numa Escola da Rede Municipal de Camaragibe/PE com base nas características do modelo democrático apresentado nos referenciais teóricos e em consenso a legislação em vigor. Desse modo, estabelecendo uma conversa entre teorias e práticas. Entendemos que a Gestão Escolar é fundamental nos estabelecimentos de ensino, uma vez que a mesma é responsável pelo funcionamento da instituição escolar que deve ter como prioridade garantir o bom desempenho dos seus estudantes e da comunidade em seu entorno. O referencial teórico-metodológico deste trabalho está ancorado em uma breve descrição das diferentes perspectivas de Gestão, direcionada para o movimento de democratização à participativa e a constituição dos seus pilares pensados e elaborados para o povo. Destaca-se a importância da Gestão Democrática por viabilizar tomada de decisões coletivas que buscam respeitar as experiências individuais dos envolvidos no contexto social que estão inseridos, direta ou indiretamente. De maneira geral, foi percebida que a Gestão Democrática Participativa pode estar presente no modo como as atividades escolares são desenvolvidas, nas interações de seus sujeitos e dentre outras formas que implicam diretamente no desempenho dos estudantes.