O bullying é uma problemática de extrema relevância que afeta crianças e adolescentes em diversos contextos sociais, incluindo os ambientes escolares. Caracteriza-se por ações de violência física ou psicológica que causam danos significativos e duradouros nas vítimas. Os esportes surgem nesse cenário na promoção de um ambiente escolar saudável e inclusivo. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática de literatura para avaliar a influência dos esportes no combate ao bullying. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, conforme recomendações metodológicas da declaração PRISMA, utilizando como base de dados o Google Acadêmico, e uma combinação dos seguintes descritores: bullying escolar, esporte, prevenção, inclusão. Foram localizados 235 registros, e após a verificação dos critérios de inclusão foram selecionadas 5 pesquisas para análise com o auxílio do software Microsoft Excel. Os resultados apontam que os fatores positivos dos efeitos dos esportes na prevenção do bullying escolar sobressaem em diversos aspectos. Os autores enfatizam modelos de atividades utilizadas nas aulas de educação física para promover a interação entre os alunos com a finalidade de prevenir o bullying. Concluiu-se que os esportes se apresentam como poderosa ferramenta para prevenção do bullying promovendo interações sociais, respeito, empatia, autoconfiança além de grande bem estar emocional.