A Educação do Campo no Brasil emerge como uma necessidade de ampliar o acesso à educação em comunidades do campo. Assim, essa abordagem educacional é diferente das dinâmicas urbanas, pois procura superar barreiras geográficas, implementando estratégias inclusivas para promover o desenvolvimento integral das populações campesinas. Com ênfase em particularidades culturais, o campo é mais do que um espaço físico; é um ambiente propício ao desenvolvimento político, à formação crítica, à resistência e à construção de identidades. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender como o ensino da Matemática tem sido abordado em pesquisas científicas sobre a Educação do Campo. A metodologia adotada envolve a abordagem qualitativa, seguindo os princípios de mapeamento teórico. O estudo se desenvolveu em três etapas: identificação, classificação e organização, seguidas pela análise. A busca por artigos relacionados ao ensino de Matemática na Educação do Campo e à prática docente foi realizada no Portal de Periódicos CAPES, resultando na seleção de 10 trabalhos alinhados à temática. Os resultados destacam três eixos: a (não) contextualização do ensino de Matemática, a pedagogia da alternância e a formação de professores de Matemática. Neste artigo, os resultados envolvem a discussão do primeiro eixo, o qual possibilita percepções valiosas sobre as especificidades educacionais, de modo a salientar a relevância da relação entre conceitos matemáticos e a realidade campesina.