A formação de professores precisa estar atrelada a uma vivência concreta de como funciona a prática em sala de aula para ser realizada de maneira plenamente exitosa. O presente relato discorre sobre as experiências vivenciadas no processo de Residência Pedagógica, a partir do contato dos discentes com o cantinho da leitura e a leitura deleite no terceiro ano de uma escola pública municipal, localizada na periferia da cidade de Recife, em Pernambuco. Os estudantes participantes desse programa viveram um processo imersivo no ciclo básico de alfabetização e letramento através de planejamentos, da execução e do acompanhamento dos discentes. A metodologia usada durante a residência foi a observação participante, enfatizando a perspectiva etnográfica. O estudo fundamenta-se em autoras como Petit (2008), Ferreira, Rosa e Teles (2012) e Soares (2020) que discutem a importância da leitura no processo de formação crítica individual e coletiva dos alunos. Nessa análise, torna-se nítida a evolução que os discentes construíram durante todo o ano letivo, tendo inserções diretas na rotina que incentivaram a leitura e como esse espaço foi importante para o encorajamento e atração desses indivíduos para o ato de ler. Nesse cenário, essa experiência foi fundamental para a articulação da teoria acadêmica com a prática vivenciada em sala de aula, enriquecendo significativamente a formação dos futuros pedagogos.