O entendimento que a Libras – Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua do surdo, respeitada de forma oral e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua ainda é um desafio para o surdo. O presente Artigo apresenta propostas da prática pedagógica a partir de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa-ação através de ferramentas tecnológicas para a realização dos estudos. O objetivo geral do trabalho é refletir acerca da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Surdos a partir do letramento através da utilização da segunda língua (Língua Portuguesa) e vídeos em Libras, na proposta da Educação Bilíngue, a partir dos objetivos específicos: analisar teóricos que tratem sobre alfabetização / letramento através da Língua Portuguesa (L2) com o uso da Libras (L1) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As ideias de Quadros (2000; 2006), Libâneo (2007; 2013; 2017), Campello (2008), Lebedeff (2015; 2017), Ribeiro e Cruz (2022), dentre outros que colaboraram para o referido trabalho. As experiências realizadas no Município de Rio das Ostras/RJ e apresentadas na Seção de Comunicação Oral 4 sob o título “A Multissemiótica aliada às Tecnologias de Comunicação e Informação no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos” durante o “IV Simpósio sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – materiais pedagógicos em foco – ensino e estratégias” no Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Surdo (INES) no Município do Rio de Janeiro/RJ. As considerações finais refletem sobre o período da Pandemia Covid-19 e seus desafios, as possibilidades do uso das novas Tecnologias, a necessidade da Formação Continuada e a persistência de Políticas Públicas voltadas para a proposta de Educação Bilíngue para Surdos.