Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA PRÁTICA: CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DO DNA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O DNA é uma biomolécula e a base da informação genética nos organismos vivos, desde microrganismos até plantas e animais, incluindo humanos. O entendimento de sua estrutura, função e propriedades, nos últimos anos, teve um grande avanço no desenvolvimento de biotecnologias nas áreas da saúde, agropecuária e industrial. Os gastos econômicos são significativos nos laboratórios nos processos de extração e caracterização do DNA. Como uma opção prática no ensino e aprendizagem dessas biomoléculas, metodologias econômicas foram referenciadas na literatura recente, incentivando os alunos a serem protagonistas da própria aprendizagem, adotando postura ativa diante de situações-problema. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma aula prática sobre ácidos desoxirribonucleicos, visando o entendimento de sua estrutura, função e propriedades pelos alunos do ensino médio na disciplina de Biologia. Foram realizadas extrações do DNA da cebola (Allium cepa) no Laboratório de Biologia Molecular de Plantas, situado no Departamento de Biologia Molecular da UFPB. Utilizando materiais de baixo custo na preparação das soluções de extração, separação e isolamento (detergente de louça, sal de cozinha, bicarbonato de sódio, álcool e gelo). Após o isolamento e suspensão do DNA, este foi caracterizado através de vários testes: presença de DNA - reagente de Dische, reconhecimento de açúcar - teste de Molish, hidrólise ácida do DNA, caracterização de fosfato, desnaturação e renaturação de DNA. Após a realização da parte prática, foi desenvolvido um roteiro apropriado, considerando o tempo da aula prática e um quiz para avaliar a compreensão dos alunos a respeito do assunto abordado. A análise dos resultados mostrou que a atividade proposta estimulou a motivação, tornou a aula mais dinâmica, integrou teoria e prática, despertou a curiosidade e facilitou a aprendizagem dos alunos. Podemos afirmar que será possível a implantação desta atividade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino médio na disciplina de Biologia.

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