O USO RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM LEVANTAMENTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112925 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5750 "inscrito_id" => 15004 "titulo" => "O USO RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM LEVANTAMENTO" "resumo" => "A educação ambiental é uma temática importante para se trabalhar no âmbito educacional, visando a sensibilização da comunidade e promover ações e práticas mais sustentáveis. Assim, para auxiliar na assimilação de conhecimentos sobre essa temática e desenvolver atividades mais atraentes, podem ser utilizados recursos didáticos. Estes materiais podem promover uma melhor interação da teoria e prática e, consequentemente, o aprendizado. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre a utilização de recursos didáticos abordando a temática educação ambiental, bem como identificar os mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho foi constituído por uma abordagem qualitativa, sendo desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados nos Anais do CONEDU nos anos de 2020 a 2023, sendo a busca por meio das palavras--chave: “Educação Ambiental”, “Ensino de Ciências”, “Sustentabilidade” e “Recurso Didático”. Observou-se que os recursos didáticos foram aplicados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que os alunos participassem ativamente do processo de construção de conhecimento. Destacam-se ainda, os principais recursos utilizados nos trabalhos: trilha ecológica, modelos didáticos e jogos. Os recursos didáticos utilizados no ensino da temática Educação Ambiental contribuiu para a compreensão dos conteúdos abordados, despertando o interesse dos alunos e mudanças de hábitos. Assim, conclui-se que a aplicação e utilização dos recursos no ambiente escolar promove o desenvolvimento social e ambiental dos estudantes, aprimorando suas habilidades para serem capazes de atuar com ações transformadoras voltadas para impasses na educação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15004_TB5750_27102024233732.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN PEDRO DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JUAN" "autor_email" => "juan.pedro@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112925 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5750 "inscrito_id" => 15004 "titulo" => "O USO RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM LEVANTAMENTO" "resumo" => "A educação ambiental é uma temática importante para se trabalhar no âmbito educacional, visando a sensibilização da comunidade e promover ações e práticas mais sustentáveis. Assim, para auxiliar na assimilação de conhecimentos sobre essa temática e desenvolver atividades mais atraentes, podem ser utilizados recursos didáticos. Estes materiais podem promover uma melhor interação da teoria e prática e, consequentemente, o aprendizado. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre a utilização de recursos didáticos abordando a temática educação ambiental, bem como identificar os mais utilizados no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho foi constituído por uma abordagem qualitativa, sendo desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados nos Anais do CONEDU nos anos de 2020 a 2023, sendo a busca por meio das palavras--chave: “Educação Ambiental”, “Ensino de Ciências”, “Sustentabilidade” e “Recurso Didático”. Observou-se que os recursos didáticos foram aplicados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que os alunos participassem ativamente do processo de construção de conhecimento. Destacam-se ainda, os principais recursos utilizados nos trabalhos: trilha ecológica, modelos didáticos e jogos. Os recursos didáticos utilizados no ensino da temática Educação Ambiental contribuiu para a compreensão dos conteúdos abordados, despertando o interesse dos alunos e mudanças de hábitos. Assim, conclui-se que a aplicação e utilização dos recursos no ambiente escolar promove o desenvolvimento social e ambiental dos estudantes, aprimorando suas habilidades para serem capazes de atuar com ações transformadoras voltadas para impasses na educação ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15004_TB5750_27102024233732.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUAN PEDRO DA SILVA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JUAN" "autor_email" => "juan.pedro@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }