Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERCURSO DA INCLUSÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE: RECORTE DE 2018 A 2023.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109837
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1363
    "inscrito_id" => 7541
    "titulo" => "O PERCURSO DA INCLUSÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE: RECORTE DE 2018 A 2023."
    "resumo" => "Este estudo analisa o processo de inclusão no ambiente escolar, focando nas ações desenvolvidas para inserir os alunos da forma mais digna possível na E. M. Santos Dumont em Fortaleza - CE (2018 a 2023). Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as transformações no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência, além de apresentar os projetos Construindo uma sociedade mais justa, com ritmo, cor e movimento (2018), I Conscientizar - Autismo e II Conscientizar - Deficiência Intelectual (ambos em 2019), Semanas da Educação inclusiva - Uma sociedade inclusiva se faz com a participação de todos (2020), Plano I - I de Incluir (2021) e as Semanas da Educação Inclusivas: Acolher para incluir (2022) e Diálogos para uma Educação com Equidade (2023), ofertados na instituição, enfatizando a conscientização para a temática da inclusão, em consonância com o papel pedagógico destas estratégias como ferramenta suscitadora de ampliação da compreensão dos atores escolares quanto a relevância desta questão. A pesquisa tem como objetivo geral discutir se esses recursos utilizados pela escola vêm cumprindo seu papel de auxiliar no ensino e na aprendizagem na referida escola. Os objetivos específicos compreendem como estas abordagens são vistas pelos docentes e discentes da escola no tocante ao crescimento e autonomia dos alunos participantes e ainda verifica se estas ações têm suscitado reflexões, contribuindo para o processo de senso crítico escrita de seus participantes em diferentes etapas da vivência escolar, como nas feiras científica e cultural e no Dia D da Leitura e Mostra Literária, além das exposições artísticas. A abordagem é qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados, contemplando as ações realizadas pela profissional do AEE e seus colaboradores. Os resultados apontam que todas estas iniciativas vêm contribuindo para o amadurecimento e crescimento dos alunos e de toda a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7541_TB1363_19102024190245.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DE JESUS GOMES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "gomesfranj@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109837
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1363
    "inscrito_id" => 7541
    "titulo" => "O PERCURSO DA INCLUSÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE: RECORTE DE 2018 A 2023."
    "resumo" => "Este estudo analisa o processo de inclusão no ambiente escolar, focando nas ações desenvolvidas para inserir os alunos da forma mais digna possível na E. M. Santos Dumont em Fortaleza - CE (2018 a 2023). Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as transformações no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência, além de apresentar os projetos Construindo uma sociedade mais justa, com ritmo, cor e movimento (2018), I Conscientizar - Autismo e II Conscientizar - Deficiência Intelectual (ambos em 2019), Semanas da Educação inclusiva - Uma sociedade inclusiva se faz com a participação de todos (2020), Plano I - I de Incluir (2021) e as Semanas da Educação Inclusivas: Acolher para incluir (2022) e Diálogos para uma Educação com Equidade (2023), ofertados na instituição, enfatizando a conscientização para a temática da inclusão, em consonância com o papel pedagógico destas estratégias como ferramenta suscitadora de ampliação da compreensão dos atores escolares quanto a relevância desta questão. A pesquisa tem como objetivo geral discutir se esses recursos utilizados pela escola vêm cumprindo seu papel de auxiliar no ensino e na aprendizagem na referida escola. Os objetivos específicos compreendem como estas abordagens são vistas pelos docentes e discentes da escola no tocante ao crescimento e autonomia dos alunos participantes e ainda verifica se estas ações têm suscitado reflexões, contribuindo para o processo de senso crítico escrita de seus participantes em diferentes etapas da vivência escolar, como nas feiras científica e cultural e no Dia D da Leitura e Mostra Literária, além das exposições artísticas. A abordagem é qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados, contemplando as ações realizadas pela profissional do AEE e seus colaboradores. Os resultados apontam que todas estas iniciativas vêm contribuindo para o amadurecimento e crescimento dos alunos e de toda a comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7541_TB1363_19102024190245.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DE JESUS GOMES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "gomesfranj@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo analisa o processo de inclusão no ambiente escolar, focando nas ações desenvolvidas para inserir os alunos da forma mais digna possível na E. M. Santos Dumont em Fortaleza - CE (2018 a 2023). Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as transformações no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência, além de apresentar os projetos Construindo uma sociedade mais justa, com ritmo, cor e movimento (2018), I Conscientizar - Autismo e II Conscientizar - Deficiência Intelectual (ambos em 2019), Semanas da Educação inclusiva - Uma sociedade inclusiva se faz com a participação de todos (2020), Plano I - I de Incluir (2021) e as Semanas da Educação Inclusivas: Acolher para incluir (2022) e Diálogos para uma Educação com Equidade (2023), ofertados na instituição, enfatizando a conscientização para a temática da inclusão, em consonância com o papel pedagógico destas estratégias como ferramenta suscitadora de ampliação da compreensão dos atores escolares quanto a relevância desta questão. A pesquisa tem como objetivo geral discutir se esses recursos utilizados pela escola vêm cumprindo seu papel de auxiliar no ensino e na aprendizagem na referida escola. Os objetivos específicos compreendem como estas abordagens são vistas pelos docentes e discentes da escola no tocante ao crescimento e autonomia dos alunos participantes e ainda verifica se estas ações têm suscitado reflexões, contribuindo para o processo de senso crítico escrita de seus participantes em diferentes etapas da vivência escolar, como nas feiras científica e cultural e no Dia D da Leitura e Mostra Literária, além das exposições artísticas. A abordagem é qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados, contemplando as ações realizadas pela profissional do AEE e seus colaboradores. Os resultados apontam que todas estas iniciativas vêm contribuindo para o amadurecimento e crescimento dos alunos e de toda a comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.