Este estudo analisa o processo de inclusão no ambiente escolar, focando nas ações desenvolvidas para inserir os alunos da forma mais digna possível na E. M. Santos Dumont em Fortaleza - CE (2018 a 2023). Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as transformações no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência, além de apresentar os projetos Construindo uma sociedade mais justa, com ritmo, cor e movimento (2018), I Conscientizar - Autismo e II Conscientizar - Deficiência Intelectual (ambos em 2019), Semanas da Educação inclusiva - Uma sociedade inclusiva se faz com a participação de todos (2020), Plano I - I de Incluir (2021) e as Semanas da Educação Inclusivas: Acolher para incluir (2022) e Diálogos para uma Educação com Equidade (2023), ofertados na instituição, enfatizando a conscientização para a temática da inclusão, em consonância com o papel pedagógico destas estratégias como ferramenta suscitadora de ampliação da compreensão dos atores escolares quanto a relevância desta questão. A pesquisa tem como objetivo geral discutir se esses recursos utilizados pela escola vêm cumprindo seu papel de auxiliar no ensino e na aprendizagem na referida escola. Os objetivos específicos compreendem como estas abordagens são vistas pelos docentes e discentes da escola no tocante ao crescimento e autonomia dos alunos participantes e ainda verifica se estas ações têm suscitado reflexões, contribuindo para o processo de senso crítico escrita de seus participantes em diferentes etapas da vivência escolar, como nas feiras científica e cultural e no Dia D da Leitura e Mostra Literária, além das exposições artísticas. A abordagem é qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados, contemplando as ações realizadas pela profissional do AEE e seus colaboradores. Os resultados apontam que todas estas iniciativas vêm contribuindo para o amadurecimento e crescimento dos alunos e de toda a comunidade escolar.