O PERCURSO DA INCLUSÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE: RECORTE DE 2018 A 2023.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109837 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1363 "inscrito_id" => 7541 "titulo" => "O PERCURSO DA INCLUSÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE: RECORTE DE 2018 A 2023." "resumo" => "Este estudo analisa o processo de inclusão no ambiente escolar, focando nas ações desenvolvidas para inserir os alunos da forma mais digna possível na E. M. Santos Dumont em Fortaleza - CE (2018 a 2023). Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as transformações no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência, além de apresentar os projetos Construindo uma sociedade mais justa, com ritmo, cor e movimento (2018), I Conscientizar - Autismo e II Conscientizar - Deficiência Intelectual (ambos em 2019), Semanas da Educação inclusiva - Uma sociedade inclusiva se faz com a participação de todos (2020), Plano I - I de Incluir (2021) e as Semanas da Educação Inclusivas: Acolher para incluir (2022) e Diálogos para uma Educação com Equidade (2023), ofertados na instituição, enfatizando a conscientização para a temática da inclusão, em consonância com o papel pedagógico destas estratégias como ferramenta suscitadora de ampliação da compreensão dos atores escolares quanto a relevância desta questão. A pesquisa tem como objetivo geral discutir se esses recursos utilizados pela escola vêm cumprindo seu papel de auxiliar no ensino e na aprendizagem na referida escola. Os objetivos específicos compreendem como estas abordagens são vistas pelos docentes e discentes da escola no tocante ao crescimento e autonomia dos alunos participantes e ainda verifica se estas ações têm suscitado reflexões, contribuindo para o processo de senso crítico escrita de seus participantes em diferentes etapas da vivência escolar, como nas feiras científica e cultural e no Dia D da Leitura e Mostra Literária, além das exposições artísticas. A abordagem é qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados, contemplando as ações realizadas pela profissional do AEE e seus colaboradores. Os resultados apontam que todas estas iniciativas vêm contribuindo para o amadurecimento e crescimento dos alunos e de toda a comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7541_TB1363_19102024190245.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DE JESUS GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "gomesfranj@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109837 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1363 "inscrito_id" => 7541 "titulo" => "O PERCURSO DA INCLUSÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE: RECORTE DE 2018 A 2023." "resumo" => "Este estudo analisa o processo de inclusão no ambiente escolar, focando nas ações desenvolvidas para inserir os alunos da forma mais digna possível na E. M. Santos Dumont em Fortaleza - CE (2018 a 2023). Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as transformações no processo de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência, além de apresentar os projetos Construindo uma sociedade mais justa, com ritmo, cor e movimento (2018), I Conscientizar - Autismo e II Conscientizar - Deficiência Intelectual (ambos em 2019), Semanas da Educação inclusiva - Uma sociedade inclusiva se faz com a participação de todos (2020), Plano I - I de Incluir (2021) e as Semanas da Educação Inclusivas: Acolher para incluir (2022) e Diálogos para uma Educação com Equidade (2023), ofertados na instituição, enfatizando a conscientização para a temática da inclusão, em consonância com o papel pedagógico destas estratégias como ferramenta suscitadora de ampliação da compreensão dos atores escolares quanto a relevância desta questão. A pesquisa tem como objetivo geral discutir se esses recursos utilizados pela escola vêm cumprindo seu papel de auxiliar no ensino e na aprendizagem na referida escola. Os objetivos específicos compreendem como estas abordagens são vistas pelos docentes e discentes da escola no tocante ao crescimento e autonomia dos alunos participantes e ainda verifica se estas ações têm suscitado reflexões, contribuindo para o processo de senso crítico escrita de seus participantes em diferentes etapas da vivência escolar, como nas feiras científica e cultural e no Dia D da Leitura e Mostra Literária, além das exposições artísticas. A abordagem é qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados, contemplando as ações realizadas pela profissional do AEE e seus colaboradores. Os resultados apontam que todas estas iniciativas vêm contribuindo para o amadurecimento e crescimento dos alunos e de toda a comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7541_TB1363_19102024190245.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DE JESUS GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "gomesfranj@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }