Este estudo originou-se a partir de uma observação sobre como a história da matemática é introduzida nos diversos tipos de materiais didáticos, ao presenciar a falta da mesma dentro dos problemas e atividades exploratórias. Tecer compreensões sobre a importância e como se dá a utilização da história da matemática dentro do ensino e aprendizagem de matemática é o objetivo desta pesquisa. Para tanto, questionamos: como a história compõe o texto dos problemas matemáticos e atividades exploratórias e investigativas e quais aprendizagens ela suscita junto ao conteúdo matemático abordado? Realizamos um estudo bibliográfico retomando as pesquisas produzidas por pesquisadores nessa área. Recorremos à Análise de Conteúdo como campo teórico/metodológico, com a qual desenvolvemos conceitos centrais, que nos possibilitaram construir entendimentos em relação à questão principal. Os resultados enfatizam a história da matemática como um recurso pedagógico valioso para ressignificar os conhecimentos matemáticos, permitindo aos alunos compreender como diferentes sociedades lidaram com desafios matemáticos e desenvolveram soluções criativas ao longo do tempo. Destaca-se a relevância de estabelecer conexões entre o conhecimento matemático e seu contexto histórico e cultural, visando despertar o interesse dos estudantes e demonstrar a aplicabilidade da matemática ao longo da história. Dessa forma, a presença da história da matemática nas atividades matemáticas pode contribuir significativamente para uma educação matemática mais envolvente, motivadora e contextualizada, preparando os alunos para uma compreensão mais profunda e aplicada da disciplina.