Os livros infantis têm grande importância para o desenvolvimento da linguagem das crianças da Educação Infantil. A contação de histórias é uma atividade que faz parte da rotina escolar das crianças, embora as pesquisas indiquem que crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação não conseguem participar de forma sistemática na tarefa programada. Dessa forma, torna-se necessário o professor estar em alerta a respeito de recursos e estratégias que possibilitem a inserção de todos os alunos na tarefa estabelecida para garantir novas experiências e acesso às novas informações. Neste contexto, estudos têm discutido que livros adaptados por meio dos componentes da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) têm favorecido a participação das crianças com deficiência na atividade de contação de histórias, colaborando com o desenvolvimento da linguagem. Considerando a importância da participação de todas as crianças na atividade de contação de histórias, o presente estudo analisou critérios de forma e conteúdo para adaptar livros de histórias infantis para crianças da Educação Infantil por meio dos componentes da CAA. Inicialmente foram identificados estudos a respeito de critérios e normas para livros infantis e para livros infantis adaptados. Após a identificação de critérios de adaptações de livros, foram identificadas dissertações e teses a respeito do uso de livros adaptados por meio dos componentes da CAA para crianças e jovens com deficiência. Com os resultados dos estudos foram estabelecidos critérios para a inserção dos componentes da CAA na atividade de contação de histórias para crianças da Educação Infantil.