Para que a experiência da literatura possa alcançar seu potencial transformador, é preciso promover a formação de um leitor que não apenas compreenda os sentidos dos textos, mas também que seja capaz de frui-los, de fazer suas próprias escolhas e que saiba compartilhar suas impressões. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto/MG e teve como objetivo geral identificar e analisar os métodos, os modos de ensinar literatura infantil que levam os alunos ao sentido das obras nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação da cidade de Itabirito/MG. Para o desenvolvimento desta investigação, recorreremos aos princípios teóricos referentes à abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos oficiais relacionados à Rede Municipal de Educação e ao contexto escolar. Nossos referenciais teóricos basearam-se nos estudos sobre letramento(s) e também nas investigações consecutivas ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário que vem sendo estudado por diferentes pesquisadores brasileiros, e que tem se fortalecido com o trabalho do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL, no âmbito do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG e dialogamos com outros estudiosos que tem como foco a formação leitora e, sobretudo, a formação de leitores literários. Essa pesquisa ofereceu elementos importantes para a compreensão do trabalho significativo com a literatura infantil e apontou subsídios para o desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para a formação de leitores literários. Ademais, apresentou alternativas para que a literatura seja abordada na escola como arte, ou seja, como proposta estética.