O artigo aponta que a relação de Tempos é possível pela Mitologia Lendária e pela Tradição Oral impressas nos Seres através das Encantações de Histórias dos Toypes (Mais Velhos) presentes no cotidiano da comunidade e refletida e fortalecida na Educação Indígena Xukuru do Ororubá a partir da Sabedoria Ancestral. As Encantações de Histórias dos Toypes propiciam a composição de dois cenários: o Cenário Mitológico e o Cenário Lendário, onde estes povoando o imaginário do povo Xukuru do Ororubá, criam enredos da palavra dita, da palavra contada, da palavra cantada e da palavra encantada, em diacronia. Traz como referencial teórico-metodológico as experiências dos Mais Velhos do povo originário em questão como sujeitos da pesquisa, dialogando com os estudos pós-coloniais e decoloniais, as subjetividades e a interculturalidade a partir de novas epistemologias em diálogo com a academia, onde ver-se-á que a Tradição Oral se perpetua e se concretiza pelas “Encantações de Histórias” na formação do/a guerreiro/a como espaço-sujeito-território multiplicador dos Saberes Ancestrais, multiplicador de quem ouve sente, aprende, rumina em si, interpreta e ensina em aprendizagens múltiplas perpassando do passado à contemporaneidade.