O presente trabalho versa, em linhas gerais, sobre a criação de um curta metragem e sua aplicação como ferramenta pedagógica para estimular a curiosidade e fomentar o aprendizado na área de Ciências entre os estudantes da educação básica (EB). Com o avanço acelerado das ferramentas ligadas à tecnologia e as decorrentes mudanças nas relações entre alunos e professores, mostram-se necessárias algumas modificações nas metodologias de ensino, visando uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. O interior da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) apresenta-nos a esse desafio ao abordar competências ligadas à Cultura Digital, as quais reforçam a necessidade de usar a tecnologia e esses novos modos de agir e se relacionar no interior das salas de aula, desde a EB. Trabalhos em grupo, como a criação de vídeos explicativos acerca de determinado assunto de alguma componente curricular, podem facilitar o entendimento por parte dos estudantes, além de desenvolverem habilidades bastante requisitadas no cenário atual, como criatividade, adaptabilidade, liderança, colaboração, entre outros. Os achados positivos de nossa pesquisa frente à execução de tal atividade, de natureza exploratória, realizada com estudantes das séries finais do Ensino Médio em uma escola particular do Recife, Pernambuco, apontam que a preparação e a visualização dos vídeos apoiou a construção do conhecimento visto em sala de aula e tornou-o mais divertido e interessante para os estudantes, oportunizando maior entendimento, por parte dos jovens, acerca das ciências naturais e sua aplicabilidade no dia a dia, relacionando fenômenos e conteúdos teóricos e conceituais construídos nas aulas.