Este trabalho objetiva apresentar a atuação da Célula de Formação, Programas e Projetos (CEFOP) a nível das Superintendências da Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), na iniciativa Foco na Aprendizagem, referente ao componente curricular de Matemática. Nesta ocasião, sinaliza-se as ações promovidas para a Matemática, visando a recomposição de aprendizagens essenciais. Entre as premissas desta iniciativa, tem-se a avaliação diagnóstica e formativa, fornecida via Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (SISEDU), tal como o recurso fundante, o Material Didático Estruturado (MDE) de Matemática, que vem sendo utilizado como amparo didático/pedagógico aos processos de ensino e aprendizagem, sendo dividido em percursos formativos, que mediante sua estruturação e sequências didáticas, oportuniza a recomposição de aprendizagens, viabilizando o preenchimento de lacunas dos conhecimentos básicos do currículo da disciplina. Acerca do percurso metodológico, se caracteriza como qualitativa, por descrever as possibilidades e desafios visualizados no Foco na Aprendizagem. Conta ainda com formadores, que recebem e participam de encontros estaduais do programa, prosseguindo com o planejamento e execução de formações correspondentes, a nível regional, com professores das escolas estaduais de Fortaleza. Entre os resultados, observou-se que a iniciativa é significa a práxis docente e ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos pelos alunos, sendo observado que a realização de oficinas de elaboração de itens, consoante modelos das avaliações externas estaduais e recursos como o Chat GPT, tem contribuído de forma evidente na mobilização e ressignificação de conhecimentos. Por fim, verificou-se a partir das avaliações diagnósticas e externas, que tais ações vem contribuindo no desenvolvimento educacional da disciplina de Matemática, no estado do Ceará.