De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96, a Educação Infantil é definida como a primeira etapa da educação básica. Tendo como desígnio a formação integral da criança nos aspectos: social, físico, psicológico e intelectual. A interligação entre o brincar e a educação é indispensável no processo educacional, visto como uma ferramenta favorável para promoção do conhecimento de mundo, sentido, pensamento e oralidade. O estudo teve como objetivo analisar o impacto das atividades lúdicas na educação infantil no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, visando compreender a importância do lúdico para a primeira infância. Na presente pesquisa, fez-se o uso do método bibliográfico por meio de livros e artigos, e abordagem qualitativa. Após a análise e reflexão sobre o tema discutido por outros autores, foi possível perceber o quanto os jogos e brincadeiras são importantes recursos pedagógicos que contribuem para a aprendizagem e construção do conhecimento das crianças na fase da educação infantil, além de promover o desenvolvimento afetivo-social, autonomia e identidade da criança. Portanto, é necessário a prática pedagógica com atividades lúdicas nas instituições de ensino da educação infantil, de modo a permitir que as crianças aprendam brincando por meio de jogos e brincadeiras, o que favorece o desenvolvimento da autonomia, criatividade, a descoberta, o conhecimento de si e do outro, auxiliando no processo ensino e aprendizagem, promovendo a comunicação, imaginação, interação, evolução da linguagem e descobertas do dia a dia, além de gerar momentos divertidos e prazerosos. No entanto, não é só brincar, as brincadeiras e os jogos devem ser planejados de forma coerente e pedagógica para que aconteça a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades motoras, intelectual, cognitiva, entre outras de forma eficiente.