Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112843
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5644
    "inscrito_id" => 5816
    "titulo" => "O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA"
    "resumo" => "De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96, a Educação Infantil é definida como a primeira etapa da educação básica. Tendo como desígnio a formação integral da criança nos aspectos: social, físico, psicológico e intelectual. A interligação entre o brincar e a educação é indispensável no processo educacional, visto como uma ferramenta favorável para promoção do conhecimento de mundo, sentido, pensamento e oralidade. O estudo teve como objetivo analisar o impacto das atividades lúdicas na educação infantil no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, visando compreender a importância do lúdico para a primeira infância. Na presente pesquisa, fez-se o uso do método bibliográfico por meio de livros e artigos, e abordagem qualitativa. Após a análise e reflexão sobre o tema discutido por outros autores, foi possível perceber o quanto os jogos e brincadeiras são importantes recursos pedagógicos que contribuem para a aprendizagem e construção do conhecimento das crianças na fase da educação infantil, além de promover o desenvolvimento afetivo-social, autonomia e identidade da criança. Portanto, é necessário a prática pedagógica com atividades lúdicas nas instituições de ensino da educação infantil, de modo a permitir que as crianças aprendam brincando por meio de jogos e brincadeiras, o que favorece o desenvolvimento da autonomia, criatividade, a descoberta, o conhecimento de si e do outro, auxiliando no processo ensino e aprendizagem, promovendo a comunicação, imaginação, interação, evolução da linguagem e descobertas do dia a dia, além de gerar momentos divertidos e prazerosos. No entanto, não é só brincar, as brincadeiras e os jogos devem ser planejados de forma coerente e pedagógica para que aconteça a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades motoras, intelectual, cognitiva, entre outras de forma eficiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5816_TB5644_27102024224338.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA DE JESUS DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "KATIA DE JESUS"
    "autor_email" => "katyacunha38@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112843
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5644
    "inscrito_id" => 5816
    "titulo" => "O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA"
    "resumo" => "De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96, a Educação Infantil é definida como a primeira etapa da educação básica. Tendo como desígnio a formação integral da criança nos aspectos: social, físico, psicológico e intelectual. A interligação entre o brincar e a educação é indispensável no processo educacional, visto como uma ferramenta favorável para promoção do conhecimento de mundo, sentido, pensamento e oralidade. O estudo teve como objetivo analisar o impacto das atividades lúdicas na educação infantil no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, visando compreender a importância do lúdico para a primeira infância. Na presente pesquisa, fez-se o uso do método bibliográfico por meio de livros e artigos, e abordagem qualitativa. Após a análise e reflexão sobre o tema discutido por outros autores, foi possível perceber o quanto os jogos e brincadeiras são importantes recursos pedagógicos que contribuem para a aprendizagem e construção do conhecimento das crianças na fase da educação infantil, além de promover o desenvolvimento afetivo-social, autonomia e identidade da criança. Portanto, é necessário a prática pedagógica com atividades lúdicas nas instituições de ensino da educação infantil, de modo a permitir que as crianças aprendam brincando por meio de jogos e brincadeiras, o que favorece o desenvolvimento da autonomia, criatividade, a descoberta, o conhecimento de si e do outro, auxiliando no processo ensino e aprendizagem, promovendo a comunicação, imaginação, interação, evolução da linguagem e descobertas do dia a dia, além de gerar momentos divertidos e prazerosos. No entanto, não é só brincar, as brincadeiras e os jogos devem ser planejados de forma coerente e pedagógica para que aconteça a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades motoras, intelectual, cognitiva, entre outras de forma eficiente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5816_TB5644_27102024224338.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA DE JESUS DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "KATIA DE JESUS"
    "autor_email" => "katyacunha38@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9.394/96, a Educação Infantil é definida como a primeira etapa da educação básica. Tendo como desígnio a formação integral da criança nos aspectos: social, físico, psicológico e intelectual. A interligação entre o brincar e a educação é indispensável no processo educacional, visto como uma ferramenta favorável para promoção do conhecimento de mundo, sentido, pensamento e oralidade. O estudo teve como objetivo analisar o impacto das atividades lúdicas na educação infantil no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, visando compreender a importância do lúdico para a primeira infância. Na presente pesquisa, fez-se o uso do método bibliográfico por meio de livros e artigos, e abordagem qualitativa. Após a análise e reflexão sobre o tema discutido por outros autores, foi possível perceber o quanto os jogos e brincadeiras são importantes recursos pedagógicos que contribuem para a aprendizagem e construção do conhecimento das crianças na fase da educação infantil, além de promover o desenvolvimento afetivo-social, autonomia e identidade da criança. Portanto, é necessário a prática pedagógica com atividades lúdicas nas instituições de ensino da educação infantil, de modo a permitir que as crianças aprendam brincando por meio de jogos e brincadeiras, o que favorece o desenvolvimento da autonomia, criatividade, a descoberta, o conhecimento de si e do outro, auxiliando no processo ensino e aprendizagem, promovendo a comunicação, imaginação, interação, evolução da linguagem e descobertas do dia a dia, além de gerar momentos divertidos e prazerosos. No entanto, não é só brincar, as brincadeiras e os jogos devem ser planejados de forma coerente e pedagógica para que aconteça a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das habilidades motoras, intelectual, cognitiva, entre outras de forma eficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.