Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE PONTES E TRAVESSIAS: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM SAN MINIATO - ITÁLIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109237
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 2754
    "titulo" => "ENTRE PONTES E TRAVESSIAS: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM SAN MINIATO - ITÁLIA"
    "resumo" => "Num estudo singular, pesquisadoras exploraram a estrutura e dinâmica das escolas de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos na cidade de San Miniato, na Itália. O objetivo foi examinar as concepções das educadoras sobre as crianças e seus direitos na educação infantil, com foco especial nos "Nidos" de Educação Infantil. Algumas escolas foram observadas em transição, ampliando suas atividades além do previsto. Embora não tenham sido identificadas crianças com necessidades especiais, os professores estavam preparados para integrar e auxiliar todo o grupo, quando necessário. A experiência em San Miniato levou os pesquisadores a entenderem que uma escola não é uma orquestra estática, mas sim um espaço em constante evolução. A ênfase na intencionalidade, reflexão diária e registros reflete uma educação genuína vivenciada neste ambiente educacional. San Miniato destacou-se pela sua abordagem inclusiva e acolhedora, reconhecendo a importância da organização dos espaços na promoção do desenvolvimento pleno das crianças. O compromisso com a autonomia, respeito às individualidades e valorização do processo educacional como uma jornada em evolução faz deste lugar um exemplo inspirador para a criação de ambientes educacionais transformadores em todo o mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2754_TB532_16102024200620.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELITA SANTA ROSA BALDANI"
    "autor_nome_curto" => "ANGELITA SANTA"
    "autor_email" => "angelita.baldani@universo.univates.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109237
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 2754
    "titulo" => "ENTRE PONTES E TRAVESSIAS: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM SAN MINIATO - ITÁLIA"
    "resumo" => "Num estudo singular, pesquisadoras exploraram a estrutura e dinâmica das escolas de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos na cidade de San Miniato, na Itália. O objetivo foi examinar as concepções das educadoras sobre as crianças e seus direitos na educação infantil, com foco especial nos "Nidos" de Educação Infantil. Algumas escolas foram observadas em transição, ampliando suas atividades além do previsto. Embora não tenham sido identificadas crianças com necessidades especiais, os professores estavam preparados para integrar e auxiliar todo o grupo, quando necessário. A experiência em San Miniato levou os pesquisadores a entenderem que uma escola não é uma orquestra estática, mas sim um espaço em constante evolução. A ênfase na intencionalidade, reflexão diária e registros reflete uma educação genuína vivenciada neste ambiente educacional. San Miniato destacou-se pela sua abordagem inclusiva e acolhedora, reconhecendo a importância da organização dos espaços na promoção do desenvolvimento pleno das crianças. O compromisso com a autonomia, respeito às individualidades e valorização do processo educacional como uma jornada em evolução faz deste lugar um exemplo inspirador para a criação de ambientes educacionais transformadores em todo o mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2754_TB532_16102024200620.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELITA SANTA ROSA BALDANI"
    "autor_nome_curto" => "ANGELITA SANTA"
    "autor_email" => "angelita.baldani@universo.univates.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Num estudo singular, pesquisadoras exploraram a estrutura e dinâmica das escolas de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos na cidade de San Miniato, na Itália. O objetivo foi examinar as concepções das educadoras sobre as crianças e seus direitos na educação infantil, com foco especial nos "Nidos" de Educação Infantil. Algumas escolas foram observadas em transição, ampliando suas atividades além do previsto. Embora não tenham sido identificadas crianças com necessidades especiais, os professores estavam preparados para integrar e auxiliar todo o grupo, quando necessário. A experiência em San Miniato levou os pesquisadores a entenderem que uma escola não é uma orquestra estática, mas sim um espaço em constante evolução. A ênfase na intencionalidade, reflexão diária e registros reflete uma educação genuína vivenciada neste ambiente educacional. San Miniato destacou-se pela sua abordagem inclusiva e acolhedora, reconhecendo a importância da organização dos espaços na promoção do desenvolvimento pleno das crianças. O compromisso com a autonomia, respeito às individualidades e valorização do processo educacional como uma jornada em evolução faz deste lugar um exemplo inspirador para a criação de ambientes educacionais transformadores em todo o mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.