Num estudo singular, pesquisadoras exploraram a estrutura e dinâmica das escolas de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos na cidade de San Miniato, na Itália. O objetivo foi examinar as concepções das educadoras sobre as crianças e seus direitos na educação infantil, com foco especial nos "Nidos" de Educação Infantil. Algumas escolas foram observadas em transição, ampliando suas atividades além do previsto. Embora não tenham sido identificadas crianças com necessidades especiais, os professores estavam preparados para integrar e auxiliar todo o grupo, quando necessário. A experiência em San Miniato levou os pesquisadores a entenderem que uma escola não é uma orquestra estática, mas sim um espaço em constante evolução. A ênfase na intencionalidade, reflexão diária e registros reflete uma educação genuína vivenciada neste ambiente educacional. San Miniato destacou-se pela sua abordagem inclusiva e acolhedora, reconhecendo a importância da organização dos espaços na promoção do desenvolvimento pleno das crianças. O compromisso com a autonomia, respeito às individualidades e valorização do processo educacional como uma jornada em evolução faz deste lugar um exemplo inspirador para a criação de ambientes educacionais transformadores em todo o mundo.