Este artigo apresenta uma análise de estudos sobre letramentos(s) abordando o uso da escrita sob perspectiva sociocultural da linguagem. Explora o letramento a partir das definições de estudiosos da área, que versam sobre a necessidade de novos letramentos no ambiente escolar que possibilitem o desenvolvimento da linguagem oral e escrita em crianças com deficiência intelectual, além de promover sua participação ativa em contextos sociais. É certo que o envolvimento atuante do sujeito frente as transformações e mudanças comunicativas do século XXI, conduzem para o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas e sociais advindos do letramento em sua formação. Nossa a pesquisa apresenta uma revisão bibliográfica sobre estudos dos letramentos(s) e as possibilidades que as práticas escolares podem promover aos alunos com deficiência intelectual, analisando o contexto da aprendizagem da leitura e escrita de forma significativa para o desenvolvimento crítico desses alunos. Apontamos que a escola, como instituição social, exerce uma influência significativa no desenvolvimento humano e deve ser promotora do desenvolvimento intelectual e social do sujeito. Assim, deve proporcionar eventos de letramento e práticas letradas que favoreçam a inclusão social de todos os estudantes. É fundamental implementar projetos de letramento no contexto escolar, levando em consideração as experiências de vida dos participantes e embasando-se em discussões teóricas e metodológicas de ensino.