O Programa Residência Pedagógica (PRP) representa uma iniciativa fundamental no contexto da formação de professores, ao oferecer aos futuros docentes uma imersão prática e intensiva no ambiente escolar. Por meio dessa experiência, os residentes têm a oportunidade não apenas de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, mas também de desenvolver habilidades pedagógicas essenciais e compreender as dinâmicas reais do ensino e da aprendizagem, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, com o auxílio de orientações fornecidas por professores e preceptores. O presente estudo tem como objetivo relatar as vivências de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Professora Cinobelina Elvas da UFPI em escolas públicas da cidade de Bom Jesus, Piauí, durante sua participação no PRP, explorando diferentes contextos escolares. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa descritiva, na qual dois residentes de instituições escolares distintas coletaram dados por meio de observações das atividades, análise documental das produções e narrativas em seus portfólios individuais, além de realizarem uma comparação abrangente das realidades e atividades presentes nas escolas. Através dessa comparação, os residentes foram capazes de desafiar suas concepções sobre ensino, aprendizagem e os papéis de alunos e professores, reconhecendo as diversas formas pelas quais o conhecimento teórico é construído. Destaca-se que foram identificadas diferenças significativas na gestão das instituições, nas interações entre professores e na comunicação entre preceptores e residentes. Além disso, foi observado que as atividades realizadas variam conforme o ambiente escolar. Assim, conclui-se que essa análise ressalta a importância da diversidade de contextos para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, oportunizando aprendizados valiosos para aprimorar e enriquecer programas de formação docente como o PRP.